PROJETO DE LEI : 0076/2022

Informações da matéria
Autor: MISLENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Data: 20/06/2022
Visualizações:
Array
Ementa

"INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Justificativa

O abandono escolar ocasiona prejuízos ao jovem que perduram e são visíveis e prejudiciais ao longo da vida. As chances de se ter menor renda e se envolver com criminalidade são maiores de acordo com a pesquisa "Consequências da Violação do Direito à Educação". Além disso, a coletividade também assume os impactos da situação de abandono escolar. Segundo pesquisadores do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) há estimativa de que o custo da evasão escolar no Brasil de jovens que não concluem a educação básica é de R$214 bilhões de reais por ano. A pesquisa feita em julho de 2020 tinha como expectativa o país chegar até dezembro do mesmo ano com o saldo de 575 mil jovens de 16 anos sem concluir a educação básica.
Outrossim, a evasão escolar atinge cerca de 5 milhões de alunos, conforme dados do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).
O IBGE expressa que das 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos, dez milhões não tinha terminado a educação básica.
Diante do quadro narrado, é necessário incentivar os jovens ao estudo, a frequentar o ambiente escolar, ter interesse pelo aprendizado, conscientizar sobre a gravidez precoce e o bullying.
Não é um processo rápido. No entanto, deve-se iniciar o quanto antes com a finalidade de dar efetividade ao direito social da educação.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
21/06/2022 09:00:00 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
23/06/2022 09:00:01 PAUTA  0036ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DE 23 DE JUNHO DE 2022 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
05/07/2022 09:00:02 PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  0039ª (TRIGÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA DE 5 DE JULHO DE 2022 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
07/07/2022 09:00:03 1ª VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  0040ª (QUADRAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DE 7 DE JULHO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
12/07/2022 09:00:04 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  0041ª (QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DE 12 DE JULHO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MISLENE DE ANDRÉ

VEREADOR(A)

PL

Autor

MISLENE DE ANDRÉ

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º ESTA LEI INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR E DEFINE PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PELA CIDADE DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, EM CONSONÂNCIA COM A LEI Nº 2.606 DE 22 DE JUNHO DE 2015, COM O ART. 182 DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PREVISTA NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB, LEI Nº 9.394/1996).
§1º A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES E AÇÕES DA POLÍTICA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR SERÁ EXECUTADA DE FORMA INTERSETORIAL E INTEGRADA, E COORDENADAS, PRINCIPALMENTE, PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
§2º AS POLÍTICAS RELACIONADAS NESTA LEI PODERÃO SER COMPLEMENTADAS E DESENVOLVIDAS, NA MEDIDA DO NECESSÁRIO, POR OUTRAS SECRETARIAS OU ÓRGÃOS MUNICIPAIS, EM ESPECIAL A SECRETARIA DE SAÚDE, A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DIREITOS HUMANOS, A SECRETARIA DE CULTURA E A SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER.
§3º PARA O DINAMISMO DA POLÍTICA AQUI INSTITUÍDA, SERÃO EMPREENDIDOS ESFORÇOS PARA ATUAÇÃO CONJUNTA ENTRE DIFERENTES ÓRGÃOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS, BEM COMO ENTIDADES NÃO-GOVERNAMENTAIS, DA SOCIEDADE CIVIL E DA INICIATIVA PRIVADA.
ART. 2º PARA FINS DESTA LEI, CONSIDERA-SE:
I - ABANDONO ESCOLAR: A SITUAÇÃO QUE OCORRE QUANDO O ALUNO DEIXA DE FREQUENTAR AS AULAS DURANTE O ANO LETIVO, MAS RETORNA NO ANO SEGUINTE.
II - EVASÃO ESCOLAR: A SITUAÇÃO DO ALUNO QUE ABANDONOU A ESCOLA OU REPROVOU EM DETERMINADO ANO LETIVO, E QUE NO ANO SEGUINTE NÃO EFETUOU A MATRÍCULA PARA DAR CONTINUIDADE AOS ESTUDOS, ISTO É, ELE SAI DA ESCOLA E NÃO VOLTA MAIS PARA O SISTEMA.
III - PROJETO DE VIDA: ATIVIDADES E/OU DISCIPLINAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS QUE DISCUTAM QUAIS SÃO AS ASPIRAÇÕES DOS ALUNOS PARA O FUTURO E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS POSSIBILIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DISPONÍVEIS PARA APÓS A CONCLUSÃO DO ENSINO BÁSICO.
IV - INCENTIVO PARA ESCOLHAS CERTAS (NUDGE): ESTÍMULOS DE COMPORTAMENTOS ADOTADOS PELO ESTADO ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PODEM CONDUZIR A UMA FORMA MAIS EFICAZ DE PREVENÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR.
ART. 3º SÃO PRINCÍPIOS DA POLÍTICA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR, O RECONHECIMENTO:
I - DA EDUCAÇÃO COMO PRINCIPAL FATOR GERADOR DE CRESCIMENTO ECONÔMICO, REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES E DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA;
II - DA ESCOLA COMO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL, ÉTICO E CRÍTICO, NECESSÁRIO À FORMAÇÃO E BEM-ESTAR DOS ALUNOS;
III - DO ACESSO À INFORMAÇÃO COMO RECURSO NECESSÁRIO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, GERAÇÃO DE AUTONOMIA, LIBERDADE E PLENO DESENVOLVIMENTO CIDADÃO DO ESTUDANTE;
IV - DO APRENDIZADO CONTÍNUO DESDE A INFÂNCIA COMO FATOR VALIOSO NA MELHORIA DA SAÚDE, AUMENTO DA RENDA E NA SATISFAÇÃO PESSOAL DAS PESSOAS.
ART. 4º A POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR DE QUE TRATA ESTA LEI CONSISTE NAS SEGUINTES DIRETRIZES:
I - DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS, AÇÕES E CONEXÕES ENTRE ÓRGÃOS PÚBLICOS, SOCIEDADE CIVIL E ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, QUE VISEM AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SÓCIO EMOCIONAIS DO ALUNO DURANTE TODO O ANO LETIVO;
II - DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS, AÇÕES E ARTICULAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS PÚBLICOS E SOCIEDADE CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS, QUE VISEM AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO DURANTE TODO O ANO LETIVO;
III – APROXIMAR A FAMÍLIA DO ALUNO DE SUAS ATIVIDADES ESCOLARES, DE SUAS AMBIÇÕES PESSOAIS, DE SEUS PLANOS FUTUROS E DE SEU AMBIENTE ESTUDANTIL;
IV – PROMOVER ATIVIDADES QUE APROXIMEM OS ALUNOS E ESTREITEM SEUS VÍNCULOS;
V – CONSTRUIR CURRÍCULOS COMPLEMENTARES VOLTADOS PARA INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL TECNOLÓGICA E AS NECESSIDADES PEDAGÓGICAS DOS TEMPOS MODERNOS;
VI – PROMOVER DISCIPLINAS DE PROJETO DE VIDA EM QUE O EDUCADOR DISCUTA COM OS ALUNOS AS POSSIBILIDADES QUE OS ESTUDANTES TÊM PARA DEPOIS DA CONCLUSÃO DO ENSINO BÁSICO;
VII – ESTRUTURAR UM CURRÍCULO COMPLEMENTAR CENTRADO NO ALUNO, COM AULAS INTERATIVAS E QUE EXIJAM INTERAÇÃO CONSTANTE ENTRE CORPO DOCENTE E DISCENTE;
VIII – ESTRUTURAR UM CURRÍCULO COMPLEMENTAR COM OPORTUNIDADE DE ESCOLHA DE DISCIPLINAS ELETIVAS;
IX - ESTRUTURAR AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS E CONVOCAR AULAS DE REFORÇO AOS ALUNOS QUE NECESSITAREM;
X – PROMOVER ATIVIDADES DE AUTOCONHECIMENTO;
XI - PROMOVER AÇÕES QUE ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS DECISÕES DE SUAS TURMAS E SÉRIES;
XII - ESTIMULAR A INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS E A CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR DEMOCRÁTICO, INCLUSIVE COM A FORMAÇÃO DE GRÊMIOS, GRUPOS ESPORTIVOS E DE ESTUDOS, CONFERINDO O MÁXIMO DE AUTONOMIA POSSÍVEL AOS ALUNOS PARA A CONDUÇÃO DE SEUS TRABALHOS;
XIII - PROMOVER VISITAS AOS ALUNOS EVADIDOS, SE POSSÍVEL COM A PRESENÇA DOS DEMAIS ALUNOS DE SALA, COMO FORMA DE INCENTIVO AO SEU RETORNO ESCOLAR;
XIV - FAZER USO DE MECANISMOS DE INCENTIVO PARA ESCOLHAS CERTAS (NUDGE) PARA PREVENIR O ABANDONO ESCOLAR E EVASÃO ESCOLAR;
XV - PROMOVER PALESTRAS E RODAS DE CONVERSAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO BULLYING;
XVI - PROMOVER PALESTRAS E RODAS DE CONVERSAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE A GRAVIDEZ PRECOCE;
XVII - PROCURAR IDENTIFICAR OS ALUNOS E FAMÍLIAS QUE PRECISAM DE APOIO FINANCEIRO PARA DESPESAS BÁSICAS E ACIONAR SECRETARIAS RESPONSÁVEIS.
ART. 5º - FICA CRIADO CADASTRO DE PERMANÊNCIA DE ALUNO, COM A FINALIDADE DE ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DE ALUNOS QUE SE ENQUADRAM NAS SITUAÇÕES DEFINIDAS NOS INCISOS I E II DO ART. 2º, DIVIDIDO POR ESCOLA PARA FORMULAÇÃO DE FUTURAS POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS.
ART. 6º AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.
ART. 7º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI NO PRAZO DE 120 (CENTO E VINTE) DIAS, A CONTAR DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 8º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0076_2022_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON