Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

PROJETO DE LEI : 0122/2021

Informações da matéria
Autor: CRISTIANEY DE SOUZA
Data: 03/12/2021
Visualizações:
Ementa

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CRIAR DISPOSITIVOS PARA FINS DE ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS, DENOMINADOS PARACICLOS, NO QUAL AS BICICLETAS PODEM SER FIXADAS COM SEGURANÇA, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.

Justificativa

. A PRESENTE PROPOSIÇÃO TEM POR OBJETIVO ABRANGER TODAS AS AÇÕES RELACIONADAS AO PLANEJAMENTO DE INFRAESTRUTURA FÍSICA ADEQUADA PARA QUE CICLISTAS POSSAM SE LOCOMOVER E ESTACIONAR SUAS BICICLETAS COM SEGURANÇA E CONFORTO. ESTA INFRAESTRUTURA DEVE ATENDER ÀS VOCAÇÕES, NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DE CADA REGIÃO DA CIDADE E ÀS NORMAS E PADRÕES DE CONSTRUÇÃO E SINALIZAÇÃO DEFINIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE.
NOSSA PROPOSIÇÃO BUSCA INFLUENCIAR A CULTURA E O COMPORTAMENTO DA POPULAÇÃO E VISITANTES, NO SENTIDO DE PROMOVER A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS DISTÂNCIAS, E PARA ATIVIDADES DE LAZER. ALÉM DA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS FOCADOS NA MOBILIDADE POR BICICLETA, OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS INCLUEM AÇÕES DE ESTÍMULO E DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO SEGURO DA BICICLETA. DISSEMINAR INFORMAÇÕES SOBRE AS PRINCIPAIS REGRAS PARA UMA CONVIVÊNCIA HARMÔNICA NO TRÂNSITO, ENTRE MOTORISTAS, CICLISTAS E PEDESTRES, TAMBÉM FAZ PARTE DO NOSSO ESCOPO.
O GRANDE NÚMERO DE MUNÍCIPES QUE UTILIZAM A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE E LOCOMOÇÃO, EVIDENCIA O SUCESSO DA IMPLANTAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS DOS PARACICLOS, BICICLETARIOS, CICLOVIAS E CICLOFAIXAS NA CIDADE DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, DANDO MAIS SEGURANÇA PARA GUARDAR A BICICLETA E TRANSITAR PELA CIDADE, E ESTIMULANDO MAIS E MAIS PESSOAS A USAREM ESTE MODAL. PARA ALÉM DA REFLEXÃO SOBRE BENEFÍCIOS QUE A BICICLETA TRAZ PARA A MOBILIDADE NA CIDADE, ESTAS INICIATIVAS BUSCAM EXPLORAR OUTROS TÓPICOS ONDE A BICICLETA É TAMBÉM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS HABITANTES DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, TAIS COMO: MEIO AMBIENTE, SAÚDE, ECONOMIA, ETC.
NESSE CONTEXTO, O PRINCIPAL PAPEL DO PODER EXECUTIVO É MOBILIZAR E REUNIR OS DIFERENTES ATORES QUE INFLUENCIAM O PLANEJAMENTO E A IMPLANTAÇÃO DESTAS AÇÕES, PROJETOS, E GARANTIR QUE TODAS AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO DA CIDADE RELACIONADAS AO TEMA DA MOBILIDADE POR BICICLETA SEJAM INCORPORADAS AOS MESMOS.
EM FACE DA RELEVÂNCIA E INTERESSE PÚBLICO DA MATÉRIA, SOLICITO ESPECIAL ATENÇÃO DOS NOBRES VEREADORES DESTA COLENDA CASA, PARA APROVAÇÃO DO REFERIDO PROJETO DE LEI.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
03/12/2021 09:00:00 PAUTA  EXPEDIENTE   
07/12/2021 09:00:01 PAUTA  21ª (VIGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DE 7 DE DEZEMBRO DE 2021 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
03/02/2022 09:00:02 PAUTA  001ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 3 DE FEVEREIRO DE 2022 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
08/02/2022 09:00:03 1ª VOTAÇÃO DE PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO RESSALVADA A EMENDA MODIFICATIVA , EM SEPARADO E FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS  002ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 8 DE FEVEREIRO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
08/02/2022 09:00:04 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DE PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO  002ª (SEGUNDA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 8 DE FEVEREIRO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

CHIMBIU

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A DESTINAR, ESPAÇOS PARA A INSTALAÇÃO DOS PONTOS DE ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS, DENOMINADOS PARACICLOS, E SERÃO LOCALIZADOS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS OU EM PONTOS DE GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS.

ART. 2º ESTE PROJETO DE LEI, QUE TEM POR OBJETIVO ESTIMULAR A UTILIZAÇÃO SEGURA DA BICICLETA, INCLUSIVE DOS MODELOS ELÉTRICOS, COMO VEÍCULO DE TRANSPORTE CAPAZ DE ATENDER ÀS DEMANDAS DE DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO.

ART. 3º A INSTALAÇÃO DE PONTOS DE ESTACIONAMENTO DENOMINADOS PARACICLOS, NOS DIVERSOS PONTOS DA CIDADE É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE ATRAVÉS DE BICICLETAS.

ART. 4º DEVEM SER EQUIPADOS COM PONTOS DE ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS, SEM PREJUÍZO DE OUTROS, OS SEGUINTES ESPAÇOS:
I - TODOS OS TERMINAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO;
II - TODOS OS PARQUES URBANOS E ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE ABERTAS À VISITAÇÃO PÚBLICA;
III - TODAS AS EDIFICAÇÕES COMERCIAIS COLETIVAS;
IV - PRAÇAS, PRAIAS, LARGOS E DEMAIS LOGRADOUROS PÚBLICOS ONDE OCORRA DEMANDA;
V - SUPERMERCADOS, ESCOLAS, CLUBES, TEMPLOS RELIGIOSOS E DEMAIS EDIFICAÇÕES COMERCIAIS DE MÉDIO OU GRANDE PORTE;
VI - EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS COLETIVAS, PARA OS MORADORES.
VII - ÓRGÃOS PÚBLICOS;
VIII - HOSPITAIS;
IX - EQUIPAMENTOS CULTURAIS (MUSEUS, TEATROS, CINEMAS, CASAS DE CULTURA, CENTROS CULTURAIS, ETC.);
X - EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS;
XI - INDÚSTRIAS;
XII – MARINAS E ESTALEIROS;
XIII - INSTALAÇÕES DESPORTIVAS;
XIV - SHOPPING CENTERS; E
XV - AGÊNCIAS BANCÁRIAS.

§ 1º NOS ESPAÇOS MENCIONADOS ACIMA, ONDE NÃO HOUVER ESPAÇO INTERNO SUFICIENTE PARA A INSTALAÇÃO DOS PONTOS DE ESTACIONAMENTO DENOMINADOS PARACICLOS, O MESMO DEVERÁ SER COLOCADO EM LOGRADOURO PÚBLICO, EM LOCAL PRÓXIMO AO ESTABELECIMENTO EM QUESTÃO, OBSERVANDO A NECESSIDADE DE NÃO SE ATRAPALHAR O TRÂNSITO DE PEDESTRES OU VEÍCULOS.

§ 2º OS RESPONSÁVEIS PELA IMPLANTAÇÃO DOS PONTOS DE ESTACIONAMENTO DENOMINADOS PARACICLOS, LOCALIZADOS EM PROPRIEDADE PRIVADA SÃO OS PROPRIETÁRIOS DA MESMA.

§ 3º NO CASO DOS TERMINAIS DE TRANSPORTE, O RESPONSÁVEL PELA IMPLANTAÇÃO DOS PONTOS DE ESTACIONAMENTO DENOMINADOS PARACICLOS, SERÁ A CONCESSIONÁRIA DO SERVIÇO.

§ 4º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTE ARTIGO, ESTABELECENDO O NÚMERO DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO COMPATÍVEL COM CADA ATIVIDADE E O SEU PORTE, PARA EFEITO DO LICENCIAMENTO DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS, COMERCIAIS, MISTAS OU TRANSFORMAÇÕES DE USO.
.
ART. 5º O ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS NOS PARACICLOS, DEVERÁ OCORRER DE FORMA GRATUITA EM TODO O LIMITE DO MUNICÍPIO, SENDO PERMITIDA A COBRANÇA DE TARIFA DE ESTACIONAMENTO SOMENTE NOS SEGUINTES CASO:

PARÁGRAFO ÚNICO - O RESPONSÁVEL PELO ESTACIONAMENTO PAGO, DEVERÁ SER UMA PESSOA JURÍDICA DEVIDAMENTE REGISTRADA NA PREFEITURA E POSSUIR O RESPECTIVO ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO DO LOCAL A SER EXPLORADO, SE RESPONSABILIZARÁ PERANTE O USUÁRIO NO CASO DE FURTO, ROUBO OU QUALQUER OUTRO DANO MATERIAL QUE OCORRA COM A BICICLETA DURANTE O PERÍODO DE ESTACIONAMENTO.

ART. 6º OS PARACICLOS INSTALADOS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DEVERÃO OBEDECER À PADRONIZAÇÃO VISUAL DEFINIDA PELO PODER EXECUTIVO.

PARÁGRAFO ÚNICO - NA ESCOLHA DO LOCAL PARA A INSTALAÇÃO DE PARACICLOS, DEVERÁ SER SEMPRE LEVADA EM CONSIDERAÇÃO A SEGURANÇA DO CICLISTA E DO PEDESTRE.

ART. 7º O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL INSTITUIRÁ CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DO TRANSPORTE POR BICICLETA NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

ART. 8º AS ALTERAÇÕES E REVISÕES DO PLANO DIRETOR DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, DOS PLANOS URBANÍSTICOS REGIONAIS E DO PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DEVERÃO CONSIDERAR AS DEMANDAS DO TRANSPORTE POR BICICLETA, INCENTIVANDO-O E PRIORIZANDO-O.

ART. 9º FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO DEFINIR O LOCAL ADEQUADO, SEJA RUA OU ESPAÇO DA CIDADE PARA A INSTALAÇÃO DOS PARACICLOS, BEM COMO, REGULAMENTAR A PRESENTE PROJETO DE LEI VIA DECRETO.

ART. 10 ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGANDO AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.
ATRICON