Informações da matéria
Autor: MISLENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Data: 04/09/2023
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE ATENDIMENTO PRIORITÁRIO A PACIENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO EM PONTOS COMERCIAIS, DE SERVIÇOS, AGÊNCIAS BANCÁRIAS, BEM COMO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

PRETENDO, COM ESTE PROJETO DE LEI, GARANTIR NO ÂMBITO MUNICIPAL DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ÀS PESSOAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO, TEMPORÁRIA OU PERMANENTE, DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.
TAL OMISSÃO DEVE SER CORRIGIDA, VISTO QUE, HÁ PREVISÃO DE ACENTUADO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DOS VÁRIOS TIPOS DE CÂNCER. COM EFEITO, AS NEOPLASIAS MALIGNAS JÁ SÃO A SEGUNDA MAIOR CAUSA DE MORTALIDADE NO BRASIL. ALÉM DO FORTE IMPACTO EMOCIONAL A QUE ESTÃO SUBMETIDOS, ESSES PACIENTES FREQUENTEMENTE EVOLUEM COM EFEITOS COLATERAIS DECORRENTES DAS REFERIDAS TERAPIAS. DESSE MODO, POR ESTAREM SEM CONDIÇÕES FÍSICAS PARA ENFRENTAREM DEMORADAS FILAS, ACREDITAMOS SER TAMBÉM JUSTA A CONCESSÃO DE DIREITO A ATENDIMENTO PRIORITÁRIO ÀS PESSOAS QUE ESTEJAM SUBMETENDO-SE AOS TRATAMENTOS EM QUESTÃO. ESPERAMOS QUE TAL MEDIDA CONTRIBUA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA E PARA ABRANDAR O SOFRIMENTO DESSES PACIENTES.
DESTA FORMA, POR TODO O EXPOSTO, SUBMETEMOS O PRESENTE PROJETO DE LEI À ELEVADA APRECIAÇÃO DOS NOBRES VEREADORES QUE INTEGRAM ESTA CASA LEGISLATIVA, NA CERTEZA DE QUE, APÓS REGULAR TRAMITAÇÃO, SERÁ AO FINAL DELIBERADO E APROVADO NA DEVIDA FORMA REGIMENTAL.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
04/09/2023 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
04/09/2023 09:00:01     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
05/09/2023 09:00:02 0011ª (Décima Primeira) Sessão ORDINÁRIA (2º Período) de 5 de Setembro de 2023 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
28/09/2023 09:00:03 017ª (Décima Sétima) Sessão ORDINÁRIA (2º Período) 28 de Setembro de 2023 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
03/10/2023 09:00:04 018ª (Décima Oitava) Sessão ORDINÁRIA (2º Período) 03 de Outubro de 2023 mais ORDEM DO DIA  1ª VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  ORDEM DO DIA 
05/10/2023 09:00:05 0019ª (Décima Nona) Sessão ORDINÁRIA (2º Período) de 5 de Outubro de 2023 mais ORDEM DO DIA  2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  APROVADO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MISLENE DE ANDRÉ

2º SECRETÁRIO(A)

PL

Autor

MISLENE DE ANDRÉ

2º SECRETÁRIO(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Corpo da matéria

ART. 1° OS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS, OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E OS ESTABELECIMENTOS PRIVADOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE QUALQUER NATUREZA PRESTARÃO, DURANTE TODO O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO, ATENDIMENTO PRIORITÁRIO ÀS PESSOAS EM QUALQUER TIPO DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO.
§ 1° PARA OS EFEITOS DESTA LEI, CONSIDERA-SE PESSOA COM CÂNCER AQUELA QUE TENHA DIAGNÓSTICO REGULAR, CONFORME RELATÓRIO ELABORADO POR MÉDICO DEVIDAMENTE INSCRITO NO CONSELHO PROFISSIONAL, ACOMPANHADO PELOS LAUDOS E EXAMES DIAGNÓSTICOS COMPLEMENTARES NECESSÁRIOS PARA A CORRETA CARACTERIZAÇÃO DA DOENÇA.
§ 2° EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO FEDERAL, ESPECIALMENTE A LEI N° 14.238/2021, O DIREITO À PRIORIDADE É CONCEDIDO À PESSOA COM CÂNCER CLINICAMENTE ATIVO, RESPEITANDO E CONCILIANDO AS NORMAS QUE GARANTEM O MESMO DIREITO AOS IDOSOS, GESTANTES E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:
I - ASSISTÊNCIA PREFERENCIAL, RESPEITANDO A PRECEDÊNCIA DOS CASOS MAIS GRAVES E OUTRAS PRIORIDADES LEGAIS;
II - ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS PRESTADORES DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO, RESPEITANDO A PRECEDÊNCIA DOS CASOS MAIS GRAVES E OUTRAS PRIORIDADES LEGAIS;
III - PRIORIDADE NO ACESSO A MECANISMOS QUE FAVOREÇAM A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELATIVAS À PREVENÇÃO E AO TRATAMENTO DA DOENÇA.
ART. 2° - PARA RECEBER O ATENDIMENTO PRIORITÁRIO, O PACIENTE DEVE APRESENTAR DECLARAÇÃO MÉDICA QUE ATESTE SUA CONDIÇÃO CLINICAMENTE ATIVA.
ART. 3º - O MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DEVE ASSEGURAR O ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM TODOS OS SETORES QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO, DEVENDO ADEQUAR A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS NOS TERMOS DESTA LEI.
ART. 4º - OS DEMAIS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DEVEM GARANTIR ATENDIMENTO PRIORITÁRIO AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS NOS TERMOS DESTA LEI.
ART. 5° - NO CASO DE PROCESSOS EM TRAMITAÇÃO QUE ENVOLVAM PACIENTES ONCOLÓGICOS, OS ÓRGÃOS PÚBLICOS DEVEM ADOTAR MEDIDAS PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO PRIORITÁRIO.
ART. 6° - OS ESTABELECIMENTOS PRIVADOS MENCIONADOS NO ARTIGO 1° DESTA LEI DEVEM PROMOVER AMPLA DIVULGAÇÃO DO SEU CONTEÚDO NAS SUAS INSTALAÇÕES, EXIBINDO UM QUADRO COM MENSAGEM CLARA EM REFERÊNCIA AO QUE A PRESENTE LEI DETERMINA.
ART. 7° - OS ESTABELECIMENTOS QUE OPERAM POR MEIO DE FILAS E CAIXAS DEVEM PERMITIR QUE PACIENTES ONCOLÓGICOS POSSAM USAR OS CAIXAS OU GUICHÊS PRIORITÁRIOS JÁ EXISTENTES PARA RECEBER ATENDIMENTO PRIORITÁRIO, CONFORME PREVISTO NESTA LEI.
PARÁGRAFO ÚNICO - OS ESTABELECIMENTOS DEVEM INFORMAR QUAIS CAIXAS OU GUICHÊS SÃO DESTINADOS AO ATENDIMENTO PRIORITÁRIO MENCIONADO NESTE ARTIGO.
ART. 8º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?