PROJETO DE LEI : 0078/2023

Informações da matéria
Autor: MARCIO SOARES DE SOUZA
Data: 24/07/2023
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUÍ O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO MENOR, FILHO OU FILHA DE VÍTIMA DE FEMINICÍDIO OU LATROCÍNIO, OCORRIDOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

Justificativa

O presente projeto de lei visa oferecer apoio e assistência aos menores que são
filhos de vítimas de feminicídio e latrocínio ocorridos no município de São Pedro da Aldeia, visando mitigar os efeitos socioeconômicos e emocionais decorrentes dessas situações trágicas.

Reconhecendo a necessidade de amparo a essa parcela vulnerável da população, propõe-se a criação de um programa de assistência financeira mensal, utilizando recursos do Fundo Municipal de Assistência Social.

Tal iniciativa busca promover a equidade social e contribuir para o desenvolvimento integral desses jovens, proporcionando condições mais seguras para a sua educação e convívio social.

A implantação deste programa contribuirá para a redução das desigualdades e o fortalecimento dos direitos humanos, demonstrando a preocupação e o compromisso do município de São Pedro da Aldeia em garantir a proteção e o amparo às vítimas de violência.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
24/07/2023 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: MARCIO SOARES DE SOUZA
CADASTRADO   
07/08/2023 09:00:01 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
10/08/2023 09:00:02 PAUTA  0004ª (QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA (2º PERÍODO) DE 10 DE AGOSTO DE 2023 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
22/08/2023 09:00:03 PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO, EM SEPARADO, PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE DIREITO DA MULHER.  0007ª (SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA (2º PERÍODO) DE 22 DE AGOSTO DE 2023. - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
24/08/2023 09:00:04 1ª VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, SEG. PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚB., EM SEPARADO, PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE DIREITO DA MULHER.  0008ª (OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA (2º PERÍODO) DE 24 DE AGOSTO DE 2023 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
29/08/2023 09:00:05 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO, EM SEPARADO, PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE DIREITO DA MULHER.  0009ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA (2º PERÍODO) DE 29 DE AGOSTO DE 2023 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MARCIO SOARES

VEREADOR(A)

PL

Autor

MARCIO SOARES

VEREADOR(A)

PDT

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INSTITUÍDO O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO MENOR, FILHO OU FLHA DE VÍTIMA DE FEMINICÍDIO OU LATROCÍNIO, OCORRIDOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

ART. 2º O OBJETIVO DESTE PROGRAMA É PROVER APOIO FINANCEIRO MENSAL DE 1 (UM) SALÁRIO MÍNIMO AO MENORE QUE SEJA FILHO OU FILHA DE VÍTIMA DE FEMINICÍDIO OU DE LATROCÍNIO OCORRIDOS NO ÂMBITO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

ART. 3º OS RECURSOS PARA O CUSTEIO DESTE PROGRAMA SERÃO PROVENIENTES DO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

ART. 4º PARA SER ELEGÍVEL AO PROGRAMA, O BENEFICIÁRIO MENOR DEVE ATENDER AOS SEGUINTES CRITÉRIOS CUMULATIVOS:
I - SER FILHO OU FILHA DE VÍTIMA DE FEMINICÍDIO OU DE LATROCÍNIO OCORRIDOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA;
II - POSSUÍR IDADE INFERIOR A 18 ANOS;
III - RESIDIR NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

ART. 5º O VALOR DO BENEFÍCIO SERÁ EQUIVALENTE A 1 (UM) SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL VIGENTE NA DATA DE CONCESSÃO.

ART. 6º O BENEFÍCIO SERÁ PAGO MENSALMENTE AO RESPONSÁVEL LEGAL DO BENEFICIÁRIO ATÉ QUE ESTE COMPLETE 18 ANOS DE IDADE, EXCETO EM CASO DE EMANCIPAÇÃO LEGAL ANTECIPADA.

ART. 7º A COMPROVAÇÃO DO VÍNCULO COM A VÍTIMA DEVE SER FEITA POR MEIO DE DOCUMENTOS OFICIAIS, TAIS COMO CERTIDÃO DE ÓBITO E DOCUMENTOS QUE COMPROVEM A RELAÇÃO DE PARENTESCO DIRETO.

ART. 8º O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL SERÁ RESPONSÁVEL PELA REGULAMENTAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DESTE PROGRAMA, PODENDO ESTABELECER CRITÉRIOS ADICIONAIS NECESSÁRIOS PARA SUA EFETIVAÇÃO.

ART. 9º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0078_2023_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON