PROJETO DE LEI : 0027/2022

Informações da matéria
Autor: CRISTIANEY DE SOUZA
Data: 22/03/2022
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE O PROGRAMA PARA IDENTIFICAÇÃO, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO INTEGRAL DE EDUCANDOS COM DISLEXIA, DISCALCULIA OU TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE EDUCAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

Projeto de Lei que visa identificar, diagnosticar, tratar e acompanhar educandos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como a Dislexia e a Discalculia, que são um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos. As pesquisas internacionais e nacionais indicam uma prevalência do transtorno de 3 a 6% na população de crianças em idade escolar e 2,5% dos adultos. Vale ressaltar que o diagnóstico e a identificação dessas síndromes são difíceis, já que, aparentemente, estes possuem estereótipo normal, apresentando, às vezes, transtorno de personalidade. As crianças e adolescentes com essas síndromes e transtornos apresentam prejuízos nítidos no seu desenvolvimento escolar e social. Este projeto de lei, busca garantir às crianças e aos jovens o acompanhamento necessário e o apoio psicopedagógico por parte do município para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e educacional dos que sofrem destes transtornos. Nesse sentido, considero de grande importância a aprovação desta proposição visando identificar, diagnosticar e tratar os estudantes portadores de tais deficiências cognitivas.
Em face da relevância e interesse público da matéria, solicito especial atenção dos Nobres Vereadores desta Colenda Casa, para aprovação do referido Projeto de Lei.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
23/03/2022 09:00:00 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
24/03/2022 09:00:01 PAUTA  0013ª (DÉCIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 24 DE MARÇO DE 2022 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
31/03/2022 09:00:02 PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  0015ª (DÉCIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 31 DE MARÇO DE 2022 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
05/04/2022 09:00:03 1ª VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  0016ª (DÉCIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 5 DE ABRIL DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
05/04/2022 09:00:04 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO - EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  0010ª (DÉCIMA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA DE 5 DE ABRIL DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

CHIMBIU

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:

ART. 1º - A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, ATRAVÉS DE SUAS SECRETARIAS COMPETENTES, DEVERÁ CRIAR, DESENVOLVER E MANTER PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO INTEGRAL DE EDUCANDOS COM DISLEXIA, DISCALCULIA E TDAH – TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.

PARÁGRAFO ÚNICO - A EFETIVAÇÃO DO PREVISTO NO CAPUT DESTE ARTIGO REFERE-SE À DETECÇÃO PRECOCE, ENCAMINHAMENTO PARA DIAGNÓSTICO COM A REALIZAÇÃO DE EXAMES E AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICOS NOS ALUNOS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO NOSSO MUNICÍPIO, BEM COMO APOIO EDUCACIONAL NA REDE DE ENSINO E TRATAMENTO TERAPÊUTICO ESPECIALIZADO NA REDE DE SAÚDE.
ART. 2º - A REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA, PÚBLICA E PRIVADA, COM O APOIO DA FAMÍLIA E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE EXISTENTES, DEVE GARANTIR O CUIDADO E A PROTEÇÃO AO EDUCANDO COM DISLEXIA, DISCALCULIA OU TDAH VISANDO SEU PLENO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MENTAL, MORAL E SOCIAL, CONTANDO COM AS REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL EXISTENTES NO TERRITÓRIO, DE NATUREZA GOVERNAMENTAL OU NÃO-GOVERNAMENTAL.
ART.3º - O PROGRAMA PREVISTO POR ESTA LEI DEVERÁ ABRANGER A CAPACITAÇÃO PERMANENTE DOS EDUCADORES PARA QUE TENHAM CONDIÇÕES DE IDENTIFICAR OS SINAIS DA DISLEXIA, DISCALCULIA E DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NOS ESTUDANTES, BEM COMO REALIZAR AS FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES COM AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS QUE CONTEMPLEM AS HABILIDADES, ATENDENDO AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE.
I – A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEVERÁ ESTABELECER PARCERIAS COM
OUTRAS SECRETARIAS E ÓRGÃOS DE NATUREZA GOVERNAMENTAL E NÃO-GOVERNAMENTAL PARA A OFERTA DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO AOS PROFESSORES.
II – AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA DEVERÃO OFERTAR UMA EQUIPE
MULTIDISCIPLINAR DE APOIO PARA A REALIZAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE E A
ORIENTAÇÃO PARA UMA EFETIVA INCLUSÃO DESTES ALUNOS COM DISLEXIA, DISCALCULIA E TDAH, BEM COMO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) REALIZADO, PREFERENCIALMENTE, NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA PRÓPRIA ESCOLA OU EM OUTRA ESCOLA DE ENSINO REGULAR, NO TURNO INVERSO DA ESCOLARIZAÇÃO, QUANDO DETECTADA A NECESSIDADE POR MEIO DAS AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICOS.
III – NO INÍCIO DO ANO LETIVO, PAIS E ALUNOS DEVERÃO SER ENTREVISTADOS PARA QUE A ESCOLA TENHA MELHOR POSSIBILIDADE DE FAZER UMA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE ALGUM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM.
IV – CADA ESTUDANTE DIAGNOSTICADO DEVERÁ TER UM PORTFÓLIO CONTENDO AS
ENTREVISTAS, LAUDOS MÉDICOS, AS AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICOS, RELATÓRIOS
PEDAGÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DURANTE O ANO LETIVO, QUE DEVERÁ
ACOMPANHAR, OBRIGATORIAMENTE, O EDUCANDO NO DECORRER DE SUA VIDA
ACADÊMICA.

ART.4° - CABERÁ AO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, POR MEIO DE SEUS ÓRGÃOS DE ATUAÇÃO SETORIAL COMPETENTES, A FORMULAÇÃO DE DIRETRIZES PARA VIABILIZAR A PLENA EXECUÇÃO DO TRABALHO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO, GARANTINDO AOS PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS E FAMILIARES O AMPLO ACESSO À INFORMAÇÃO, TAMBÉM COM RELAÇÃO AOS ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS PARA ATENDIMENTO MULTISSETORIAL.

ART. 5° - É OBRIGATÓRIO QUE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA TENHA UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ÁREA PEDAGÓGICA E NA PSICOPEDAGÓGICA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO PRECOCE, ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO, ENCAMINHAMENTO A OUTROS SERVIÇOS NECESSÁRIOS E MEDIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

ART. 6° - AS MEDIDAS DE QUE TRATA ESTA LEI TERÃO CARÁTER PREVENTIVO E TAMBÉM PROMOVERÃO O TRATAMENTO DOS ESTUDANTES, PORTANTO DEVERÁ SER ASSEGURADO O ATENDIMENTO PELO SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

ART. 7° - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0027_2022_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON