DISPÕE SOBRE O PROGRAMA PARA IDENTIFICAÇÃO, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO INTEGRAL DE EDUCANDOS COM DISLEXIA, DISCALCULIA OU TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH), NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE EDUCAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Projeto de Lei que visa identificar, diagnosticar, tratar e acompanhar educandos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como a Dislexia e a Discalculia, que são um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos. As pesquisas internacionais e nacionais indicam uma prevalência do transtorno de 3 a 6% na população de crianças em idade escolar e 2,5% dos adultos. Vale ressaltar que o diagnóstico e a identificação dessas síndromes são difíceis, já que, aparentemente, estes possuem estereótipo normal, apresentando, às vezes, transtorno de personalidade. As crianças e adolescentes com essas síndromes e transtornos apresentam prejuízos nítidos no seu desenvolvimento escolar e social. Este projeto de lei, busca garantir às crianças e aos jovens o acompanhamento necessário e o apoio psicopedagógico por parte do município para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e educacional dos que sofrem destes transtornos. Nesse sentido, considero de grande importância a aprovação desta proposição visando identificar, diagnosticar e tratar os estudantes portadores de tais deficiências cognitivas.
Em face da relevância e interesse público da matéria, solicito especial atenção dos Nobres Vereadores desta Colenda Casa, para aprovação do referido Projeto de Lei.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 23/03/2022 09:00:00 | SECRETARIA PESQUISA | NADA CONSTA | ||
| 24/03/2022 09:00:01 | PAUTA | 0013ª (DÉCIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 24 DE MARÇO DE 2022 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 31/03/2022 09:00:02 | PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 0015ª (DÉCIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 31 DE MARÇO DE 2022 - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 05/04/2022 09:00:03 | 1ª VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 0016ª (DÉCIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 5 DE ABRIL DE 2022 - ORDEM DO DIA mais | ORDEM DO DIA | |
| 05/04/2022 09:00:04 | 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO - EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | 0010ª (DÉCIMA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA DE 5 DE ABRIL DE 2022 - ORDEM DO DIA mais | APROVADO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo) |
Chefe do Poder Executivo |
São Pedro da Aldeia |
A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, ATRAVÉS DE SUAS SECRETARIAS COMPETENTES, DEVERÁ CRIAR, DESENVOLVER E MANTER PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO INTEGRAL DE EDUCANDOS COM DISLEXIA, DISCALCULIA E TDAH – TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.
PARÁGRAFO ÚNICO - A EFETIVAÇÃO DO PREVISTO NO CAPUT DESTE ARTIGO REFERE-SE À DETECÇÃO PRECOCE, ENCAMINHAMENTO PARA DIAGNÓSTICO COM A REALIZAÇÃO DE EXAMES E AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICOS NOS ALUNOS MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO NOSSO MUNICÍPIO, BEM COMO APOIO EDUCACIONAL NA REDE DE ENSINO E TRATAMENTO TERAPÊUTICO ESPECIALIZADO NA REDE DE SAÚDE.
ART. 2º - A REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA, PÚBLICA E PRIVADA, COM O APOIO DA FAMÍLIA E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE EXISTENTES, DEVE GARANTIR O CUIDADO E A PROTEÇÃO AO EDUCANDO COM DISLEXIA, DISCALCULIA OU TDAH VISANDO SEU PLENO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MENTAL, MORAL E SOCIAL, CONTANDO COM AS REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL EXISTENTES NO TERRITÓRIO, DE NATUREZA GOVERNAMENTAL OU NÃO-GOVERNAMENTAL.
ART.3º - O PROGRAMA PREVISTO POR ESTA LEI DEVERÁ ABRANGER A CAPACITAÇÃO PERMANENTE DOS EDUCADORES PARA QUE TENHAM CONDIÇÕES DE IDENTIFICAR OS SINAIS DA DISLEXIA, DISCALCULIA E DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NOS ESTUDANTES, BEM COMO REALIZAR AS FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES COM AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS QUE CONTEMPLEM AS HABILIDADES, ATENDENDO AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE.
I – A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEVERÁ ESTABELECER PARCERIAS COM
OUTRAS SECRETARIAS E ÓRGÃOS DE NATUREZA GOVERNAMENTAL E NÃO-GOVERNAMENTAL PARA A OFERTA DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO AOS PROFESSORES.
II – AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA DEVERÃO OFERTAR UMA EQUIPE
MULTIDISCIPLINAR DE APOIO PARA A REALIZAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE E A
ORIENTAÇÃO PARA UMA EFETIVA INCLUSÃO DESTES ALUNOS COM DISLEXIA, DISCALCULIA E TDAH, BEM COMO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) REALIZADO, PREFERENCIALMENTE, NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA PRÓPRIA ESCOLA OU EM OUTRA ESCOLA DE ENSINO REGULAR, NO TURNO INVERSO DA ESCOLARIZAÇÃO, QUANDO DETECTADA A NECESSIDADE POR MEIO DAS AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICOS.
III – NO INÍCIO DO ANO LETIVO, PAIS E ALUNOS DEVERÃO SER ENTREVISTADOS PARA QUE A ESCOLA TENHA MELHOR POSSIBILIDADE DE FAZER UMA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE ALGUM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM.
IV – CADA ESTUDANTE DIAGNOSTICADO DEVERÁ TER UM PORTFÓLIO CONTENDO AS
ENTREVISTAS, LAUDOS MÉDICOS, AS AVALIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICOS, RELATÓRIOS
PEDAGÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DURANTE O ANO LETIVO, QUE DEVERÁ
ACOMPANHAR, OBRIGATORIAMENTE, O EDUCANDO NO DECORRER DE SUA VIDA
ACADÊMICA.
ART.4° - CABERÁ AO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, POR MEIO DE SEUS ÓRGÃOS DE ATUAÇÃO SETORIAL COMPETENTES, A FORMULAÇÃO DE DIRETRIZES PARA VIABILIZAR A PLENA EXECUÇÃO DO TRABALHO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO, GARANTINDO AOS PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS E FAMILIARES O AMPLO ACESSO À INFORMAÇÃO, TAMBÉM COM RELAÇÃO AOS ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS PARA ATENDIMENTO MULTISSETORIAL.
ART. 5° - É OBRIGATÓRIO QUE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA TENHA UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ÁREA PEDAGÓGICA E NA PSICOPEDAGÓGICA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO PRECOCE, ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO, ENCAMINHAMENTO A OUTROS SERVIÇOS NECESSÁRIOS E MEDIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
ART. 6° - AS MEDIDAS DE QUE TRATA ESTA LEI TERÃO CARÁTER PREVENTIVO E TAMBÉM PROMOVERÃO O TRATAMENTO DOS ESTUDANTES, PORTANTO DEVERÁ SER ASSEGURADO O ATENDIMENTO PELO SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
ART. 7° - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?