PROJETO DE LEI : 0128/2021

Informações da matéria
Autor: ISAIAS PINHEIRO LIMA
Data: 09/12/2021
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES DE LOCUTOR DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO EM LOJAS DO COMÉRCIO EM GERAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA – RJ E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS

Justificativa

Diante do exposto, e tendo a certeza de que o teor da presente indicação conta com o apoio de todo o colegiado desta Casa de Leis, rogo a Vossa Excelência que promova todos os esforços para que seja dado atendimento a mesma.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
09/12/2021 09:00:00 PAUTA  EXPEDIENTE   
16/12/2021 09:00:01 PAUTA  014ª (DÉCIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DE 16 DE DEZEMBRO DE 2021 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
17/02/2022 09:00:02 1ª VOTAÇÃO DO PARECER DESFAVORÁVEL DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO  005ª (QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 17 DE FEVEREIRO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
22/02/2022 09:00:03 2º E ÚLTIMA VOTAÇÃO   006ª (SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 22 DE FEVEREIRO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
22/02/2022 09:00:04 APROVADO EM 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO.  006ª (SEXTA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º PERÍODO (02/02/2022 À 17/07/2022) DE 22 DE FEVEREIRO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ISAIAS DO ESCOLAR

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º. ESTA LEI DISPÕE SOBRE ATIVIDADE DE LOCUTOR DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO EM LOJAS DO COMÉRCIO EM GERAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA – RJ.

PARÁGRAFO ÚNICO – ENTENDE-SE COMO LOCUTOR DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO O PROFISSIONAL QUE DESEMPENHA ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO PUBLICITARIA OU PROPAGANDISTA, COM CLIENTES POTENCIAIS, EM VIAS PÚBLICAS PRÓXIMAS OU NA PARTE INTERNA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, POR INTERMÉDIO DA VOZ, COM OU SEM A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE AMPLIFICAÇÃO DO SOM.

ART.2°- ESTA LEI APLICA-SE A TODOS OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS OU PRESTADORAS DE SERVIÇOS, BEM COMO AOS CONTRATANTES INDIVIDUAIS QUE SE UTILIZEM DO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO POR MEIO DE LOCUTORES DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO.

ART. 3º - O BENEFICIÁRIO DA PRESENTE LICENÇA ESTARÁ SUJEITO AO PAGAMENTO DOS IMPOSTOS, TRIBUTOS OU TAXAS CORRESPONDENTES AO EXERCÍCIO DE LOCUTORES DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO EM LOJAS DO COMÉRCIO EM GERAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA - RJ E DEMAIS COMINAÇÕES LEGAIS, COM OS RECOLHIMENTOS DEVENDO SER EFETUADOS AO ÓRGÃO COMPETENTE, INDICADO PELO PODER EXECUTIVO.

§ 1°- A LICENÇA DE LOCUTOR DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO EM LOJAS DO COMÉRCIO EM GERAL NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA – RJ É DE CARÁTER PESSOAL E INTRASFERÍVEL, SERVINDO EXCLUSIVAMENTE PARA O FIM NELA INDICADO.

§ 2°- DA LICENÇA CONSTARÃO OS SEGUINTES ELEMENTOS ESSENCIAIS:
I. NOME DO LOCUTOR
II. NÚMERO DE INSCRIÇÃO
III. LOCAL DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
§ 3° O LOCUTOR PODERÁ REGISTRAR MAIS DE 1 (UM) LOCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

§ 4° - O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DO ÓRGÃO COMPETENTE, FORNECERÁ, A CADA LOCUTOR, NO PRAZO MÁXIMO DE SETE (07) DIAS APÓS A SOLICITAÇÃO, DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PADRONIZADO, COM TODAS AS ESPECIFICAÇÕES NECESSÁRIAS DE USO OBRIGATÓRIO NOS LOCAIS DE TRABALHO.

ART. 4°- O PODER EXECUTIVO DEVERÁ CONCEDER APENAS UMA AUTORIZAÇÃO, DENTRO DO RAIO DE 7 METROS, EVITANDO QUE OS NÍVEIS DE INTENSIDADE DE SONS DE DOIS OU MAIS ESTABELECIMENTOS SOMADOS ULTRAPASSEM OS LIMITES ESTABELECIMENTOS NESTA LEI E CAUSEM TRANSTORNOS AOS MUNÍCIPES.
ART. 5°- PARA O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE LOCUTOR DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO, AS EMPRESAS DEVEM ZELAR PELO USO DE EQUIPAMENTOS, PELAS CONDIÇÕES LABORAIS E POR VESTUÁRIOS ADEQUADOS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO.

PARÁGRAFO ÚNICO – É FACULTATIVO AO LOCUTOR DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO A DISPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS QUE SUBSIDIEM A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO CONTRATADO.

ART. 6° - PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO DE ATIVIDADE, SERÁ LEVADO EM CONSIDERAÇÃO:

I. A LEGALIDADE DA LOJA OU COMÉRCIO CONTRATANTE JUNTO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL;
II. O PRÉVIO CADASTRO DO LOCUTOR NO ÓRGÃO COMPETENTE;
III. ATIVIDADE SEJA EXERCIDA ENTRE AS 08:00 E 17:00 HORAS;
IV. HORÁRIOS DETERMINADOS PARA O EXERCÍCIO DE ATIVIDADE.


ART.7°. – PARA FINS DE EXPEDIÇÃO DE LICENÇA DE LOCUTOR DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO, OS INTERESSADOS DEVERÃO PROVIDENCIAR O CADASTRAMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE LICENÇA JUNTO AO ÓRGÃO COMPETENTE INDICADO PELO PODER EXECUTIVO. OS INTERESSADOS DEVERÃO ESTAR MUNIDOS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

I. CÉDULA DE IDENTIDADE
II. CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS – CPF
III. DUAS FOTOS 3X4; E
IV. COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUALIZADO.


ART.8°- O LOCUTOR QUE FOR ENCONTRADO SEM A DEVIDA LICENÇA ESTARÁ SUJEITO À MULTA APLICADA PELO ÓRGÃO FISCALIZADOR, SENDO INDISPENSÁVEL PARA ISSO QUE O PODER EXECUTIVO JÁ ESTEJA CUMPRINDO O DISPOSTO NO §3° DO ART. 3° E NO ART. 17.

ART. 9°- A ATIVIDADE DE LOCUTOR DE PROPAGANDA E ANIMAÇÃO EM LOJAS DEVERÁ SER EXERCIDA APENAS DENTRO DOS LIMITES DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, SENDO VEDADA A UTILIZAÇÃO DE CALÇADAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE.

PARÁGRAFO ÚNICO - NÃO DEVE-SE ULTRAPASSAR O LIMITE MÁXIMO DOS NÍVEIS DE INTENSIDADE DE SONS OU RUÍDOS EM 65 DECIBÉIS, EM CONFORMIDADE COM AS LEIS VIGENTES E NORMAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT.

ART.10 – A MEDIÇÃO DOS NÍVEIS DE INTENSIDADE DE SONS OU RUÍDOS DEVERÁ SER REALIZADA PELA FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL POR MEIO DE EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO, CONFORME PREVISTO NAS NORMAS ABNT NBR 10151 E NBR 10152, OU AS QUE LHE SUCEDEREM.

PARÁGRAFO ÚNICO – A MEDIÇÃO DE QUE SE TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO DEVERÁ SER REALIZADA DO LADO EXTERNO DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, NO LIMITE NÃO INFERIOR A SETE METROS DA CAIXA DE SOM A SER UTILIZADA PELO LOCUTOR, SENDO DESCONSIDERADOS PARA FINS DE CUMPRIMENTO DESTA OS SONS OU RUÍDOS NÃO PREVISTOS EM LEI.

ART. 11- O EMPREGADOR DEVERÁ ASSEGURAR AO LOCUTOR DE PROPAGANDA E AO ANIMADOR CONDIÇÕES SALUBRES DE TRABALHO, ASSIM COMO LOCAL PARA REALIZAÇÃO DE REFEIÇÕES E UTILIZAÇÃO DO BANHEIRO, MESMO SE ENCONTRANDO NAS DEPENDÊNCIAS INTERNAS DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL.

ART.12 - É LIVRE A ORGANIZAÇÃO SINDICAL DOS LOCUTORES DE PONTOS DE VENDA, OBSERVADA A UNIDADE SINDICAL ESTABELECIDA NO INCISO II DO ART.8° DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E AS DEMAIS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS.

ART. 13 – O NÃO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES DECORRENTES DE QUALQUER DISPOSITIVO DESTA LEI DEVERÁ SER COMPROVADO ATRAVÉS DE MEDIÇÃO, ASSINADA POR DUAS TESTEMUNHAS, E IMPLICARÁ, DEPENDENDO DA GRAVIDADE DA INFRAÇÃO COMETIDA, AS SEGUINTES PENALIDADES:


I. ADVERTÊNCIA POR ESCRITO;
II. MULTA;
III. APREENSÃO DA LICENÇA;
IV. SUSPENSÃO DA ATIVIDADE;


ART.14 - CABERÁ PENALIDADE AO ESTABELECIMENTO QUE PORVENTURA TENHA O SERVIÇO DE LOCUÇÃO OU ANIMAÇÃO PRESTADO POR PROFISSIONAL QUE NÃO SEJA DEVIDAMENTE LICENCIADO PELO ÓRGÃO COMPETENTE, SENDO INDISPENSÁVEL PARA ISSO QUE O PODER EXECUTIVO JÁ ESTEJA CUMPRINDO OS DISPOSTO NO §3° DO ART. 3° E NO ART. 17°.

ART.15 – O ÓRGÃO COMPETENTE, SE ASSIM ENTENDER, PODERÁ TRANSFORMAR EM ADVERTÊNCIA A MULTA PREVISTA PARA INFRAÇÃO DE NATUREZA LEVE, MESMO O INFRATOR SENDO OU NÃO PRIMÁRIO.

ART.16 - AS PENALIDADES SERÃO APLICADAS DE ACORDO COM A GRAVIDADE COMETIDA, DEVENDO SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO AS CIRCUNSTÂNCIAS DA INFRAÇÃO E OS ANTECEDENTES DO INFRATOR:

ART.17 - AS PENALIDADES E SEUS VALORES SERÃO DISCIPLINADOS POR DECRETO MUNICIPAL DEVENDO SER RESPEITADOS TODOS OS DISPOSITIVOS DESTA LEI.

ART.18 – TODO LOCUTOR NOTIFICADO POR NÃO CUMPRIR AS DISPOSIÇÕES PREVISTAS NA PRESENTE LEI TERÁ PRAZO DE QUINZE DIAS, A CONTAR DATA DA NOTIFICAÇÃO, PARA APRESENTAR A DEFESA JUNTO AO ÓRGÃO COMPETENTE, ANTES DA DECISÃO SOBRE A PENALIDADE SER APLICADA, QUANDO SE TRATA DE MULTA, SUSPENSÃO OU CASSAÇÃO DA LICENÇA.

ART. 19 - O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI EM 30 (TRINTA) DIAS.

ART.20 – ESTA LEI REVOGA AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO E ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0128_2021_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON