DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS VISANDO O APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL POSSIBILITANDO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, CONFORME ESPECIFICA.
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É UM DIREITO FUNDAMENTAL GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO E PELA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA, E SEU FORTALECIMENTO É ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E EQUITATIVA. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE PROJETO DE LEI VISA A CRIAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS, QUE SERVIRÃO COMO UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS, EDUCADORES, FAMÍLIAS E A COMUNIDADE.
DESTACA-SE ALGUNS DOS BENEFÍCIOS: PROMOVER A INCLUSÃO; FORTALECER A EDUCAÇÃO ESPECIAL; ENVOLVER A COMUNIDADE; FOMENTAR A SENSIBILIZAÇÃO; CRIAR POLÍTICAS PÚBLICAS EFICAZES, DENTRE OUTROS.
EM SUMA, A CRIAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE VALIOSA PARA O APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO NOSSO MUNICÍPIO, PROMOVENDO A INCLUSÃO, A SENSIBILIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL MAIS JUSTO E ACOLHEDOR PARA TODOS.
FACE AO EXPOSTO, SOLICITAMOS AOS NOBRES PARES O APOIO NECESSÁRIO PARA APROVAÇÃO DESTE PROJETO DE LEI.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação | Observação |
---|---|---|---|---|---|
23/09/2024 09:00:00 | CADASTRADO | CADASTRADO | |||
30/09/2024 09:00:01 | SECRETARIA PESQUISA | NADA CONSTA | |||
04/11/2024 09:00:02 | 0028ª (Vigésima Oitava) Sessão ORDINÁRIA da LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2024 à 22/12/2024) de 5 de Novembro de 2024 mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE | |
18/11/2024 09:00:03 | 032ª (Trigésima Segunda) Sessão ORDINÁRIA da LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2024 à 22/12/2024) de 19 de Novembro de 2024 mais | EXPEDIENTE | PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA. | EXPEDIENTE | |
19/11/2024 09:00:04 | 033ª (Trigésima Terceira) Sessão ORDINÁRIA da LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2024 à 22/12/2024) de 21 de Novembro de 2024 mais | ORDEM DO DIA | 1ª VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | ORDEM DO DIA | |
21/11/2024 09:00:05 | 034ª (Trigésima Quarta) Sessão ORDINÁRIA da LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2024 à 22/12/2024) de 26 de Novembro de 2024 mais | ORDEM DO DIA | 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA | APROVADO |
Data | Descrição | Resumo | Tipo | Ações |
---|---|---|---|---|
19/12/2024 |
LEI: 3245/2024 |
Dispõe sobre a instituição de rodas de conversas inclusivas visando o aprimoramento da Educação Especial possibilitando a participação dos estudantes com deficiências no âmbito do Município de São Pedro da Aldeia, conforme especifica. |
Publicações |
ART. 1º. OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA REDE PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PODERÃO INSTITUIR RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS COM A FINALIDADE DE APRIMORAR A INCLUSÃO ESCOLAR, ASSEGURANDO PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E DE SUAS FAMÍLIAS, PREFERENCIALMENTE, DE FORMA A NÃO PREJUDICAR O TEMPO DA JORNADA ESCOLAR DESSES ESTUDANTES.
PARÁGRAFO ÚNICO. SERÁ ADMITIDA DURANTE A REALIZAÇÃO DAS RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS A PARTICIPAÇÃO DE FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS VINCULADOS AO ESTABELECIMENTO DE ENSINO, SEJAM ESTES PAIS, FAMILIARES, PROFESSORES, SERVIDORES, FUNCIONÁRIOS, BEM COMO PROFISSIONAIS QUE AGREGUEM CONHECIMENTOS E ESCLARECIMENTOS AOS TEMAS DEBATIDOS E TAMBÉM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE SE FIZEREM PARTICIPAR VOLUNTARIAMENTE.
ART. 2º. AS RODAS DE CONVERSAS INCLUSIVAS TÊM A FINALIDADE DE:
I - ABORDAR A PROBLEMÁTICA DA APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DA ACESSIBILIDADE ASSEGURADA NO COTIDIANO ESCOLAR;
II - OUVIR E ENCAMINHAR AS PREOCUPAÇÕES E SUGESTÕES DOS PAIS E FAMILIARES, PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DOS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS;
III - OBTER DO CORPO DOCENTE E EQUIPE GESTORA AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, COMO OS TRABALHOS REALIZADOS, AS MEDIDAS IMPLEMENTADAS E OS FUTUROS PROJETOS DIRIGIDOS;
IV - ASSEGURAR A INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE ATENDIMENTO ENTRE A SALA DE AULA REGULAR E O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO;
V - ASSEGURAR QUE O CORPO DOCENTE, COORDENAÇÃO E A DIREÇÃO EXPONHAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS POR MEIO DOS QUAIS SEJA INSTITUCIONALIZADO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ASSIM COMO OS DEMAIS SERVIÇOS E ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, DE FORMA A GARANTIR O SEU PLENO ACESSO AO CURRÍCULO EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE, PROMOVENDO A CONQUISTA E O EXERCÍCIO DE SUA AUTONOMIA;
VI - PROPORCIONAR A REALIZAÇÃO DE PALESTRAS, SEMINÁRIOS, CURSOS, WOKSHOPS, ETC EM PROL DA COMUNIDADE ESCOLAR E FAMILIAR;
VII - APONTAR AS DEFICIÊNCIAS NOS TRABALHOS REALIZADOS COM OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS; E
VIII - FOMENTAR PARCERIAS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO, CONSTRUINDO COM PROFESSORES, ALUNOS E FAMÍLIAS UMA PLATAFORMA PÚBLICA GRATUITA COM EVIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E EDUCACIONAIS, ALIADAS COM ESPECIALISTAS DA REGIÃO.
ART. 3º. A GESTÃO ESCOLAR PODERÁ REMETER AOS CUIDADOS DAS UNIDADES DO CONSELHO TUTELAR, DE ACORDO COM A COMPETÊNCIA TERRITORIAL, AS PRINCIPAIS QUEIXAS E EVENTUAIS DENÚNCIAS SUSCITADAS NAS RODAS DE CONVERSA, A FIM DE QUE O ÓRGÃO AVALIE POSSÍVEIS SITUAÇÕES DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS.
ART. 4º. AS DESPESAS COM A EXECUÇÃO DAS AÇÕES PREVISTAS NESTA LEI CORRERÃO À CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS CONFORME PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA ANUAL.
ART. 5º. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?