Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Informações da matéria
Autor: ISAIAS PINHEIRO LIMA
Data: 22/03/2023
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

Justificativa

A PROPOSITURA OBJETIVA RESGATAR E RECUPERAR ANIMAIS ABANDONADOS OU ATROPELADOS. VISA TAMBÉM AMENIZAR O SOFRIMENTO DESSES ANIMAIS EM SITUAÇÃO DE RISCO COMO ABANDONO, ATROPELAMENTO, ESTRESSE FÍSICO E MENTAL.

ENTENDEMOS QUE SOLUCIONAR A PROBLEMÁTICA DOS ANIMAIS NÃO É UMA QUESTÃO APENAS HUMANITÁRIA, MAS DE SAÚDE PUBLICA, MEIO AMBIENTE E DE RESPEITO AO DINHEIRO PÚBLICO.

ALÉM DISSO, A CRIAÇÃO DO "ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS", POSSIBILITA O CONTROLE DA POPULAÇÃO DE CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO E A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS, A APREENSÃO DE ANIMAIS SOLTOS PELAS VIAS URBANAS, O CONTROLE REPRODUTIVO DE CÃES E INCENTIVO A ADOÇÃO.

A SOCIEDADE NÃO PODE SE OMITIR DIANTE DE PRÁTICAS CRUÉIS NO TRATO COM OS ANIMAIS, E AINDA, SABER QUE A POPULAÇÃO DELES CRESCE DESCONTROLADAMENTE QUANDO O PODER PÚBLICO IGNORA A EXISTÊNCIA DE ANIMAIS EM ESTADO DE ABANDONO.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
22/03/2023 09:00:00     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
28/03/2023 09:00:01 0015ª (Décima Quinta) Sessão ORDINÁRIA de 28 de Março de 2023 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
18/05/2023 09:00:02 0029ª (Vigésima Nona) Sessão ORDINÁRIA de 18 de Maio de 2023 mais EXPEDIENTE  PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA.  EXPEDIENTE 
23/05/2023 09:00:03 0030ª (Trigésima) Sessão ORDINÁRIA da LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º Período (02/02/2023 à 01/08/2023) de 23 de Maio de 2023 mais ORDEM DO DIA  1ª VOTAÇÃO DE PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA  ORDEM DO DIA 
23/05/2023 09:00:04 0030ª (Trigésima) Sessão ORDINÁRIA da LEGISLATURA (2021 - 2024) - 1º Período (02/02/2023 à 01/08/2023) de 23 de Maio de 2023 mais ORDEM DO DIA  2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, SEG. PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚB., EM SEPARADO, PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE DIREITO DA M  APROVADO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ISAIAS DO ESCOLAR

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1°. FICA AUTORIZADO O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL CRIAR ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS QUE TEM POR FINALIDADE PRECÍPUA CONTROLAR A POPULAÇÃO DE CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO, A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS E RESGATAR E RECUPERAR ANIMAIS ABANDONADOS, ATROPELADOS OU EM ESTADO DE SOFRIMENTO.

PARÁGRAFO ÚNICO. CONSIDERA-SE EM ESTADO DE SOFRIMENTO O ANIMAL SUBMETIDO A DOR OU A ESTRESSE FÍSICO OU MENTAL.

ART. 2º. O CHEFE DO EXECUTIVO DEVERÁ ESCOLHER UM IMÓVEL PÚBLICO DISPONÍVEL QUE POSSUA CONDIÇÕES DE RECEBER AS DEVIDAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE TORNAR UM ABRIGO;

ART. 3º. COMPETIRÁ AO ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS AS SEGUINTES ATIVIDADES, DENTRE OUTRAS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIAS:

I - RESGATE;
II - RECUPERAÇÃO;
III - CASTRAÇÃO;
IV – IDENTIFICAÇÃO COM CHIP;
V - VACINAÇÃO;
VI - VERMIFUGAÇÃO;
VII - ENCAMINHAMENTO À ADOÇÃO;
VIII - PROMOÇÃO DE CAMPANHAS SOBRE A POSSE CONSCIENTE E MAUS TRATOS DE ANIMAIS..

ART. 4º OS ANIMAIS QUE ESTIVEREM VAGANDO PELAS VIAS URBANAS DESTA CIDADE SERÃO RECOLHIDOS E O TRANSPORTE DESSES ANIMAIS SERÁ FEITO POR MEIO DE VEÍCULO ADEQUADO, DEVENDO ESTE CONTER REPARTIÇÕES QUE PERMITAM O ISOLAMENTO DOS ANIMAIS EVITANDO ASSIM, A PROPAGAÇÃO DE DOENÇAS PORVENTURA EXISTENTES;

PARÁGRAFO ÚNICO. O VEÍCULO UTILIZADO PARA A APREENSÃO DOS ANIMAIS SOLTOS EM VIAS URBANAS SERÁ DE USO EXCLUSIVO DO ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS, PARA QUE SE EVITE A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS.


ART. 5º. SERÃO ASSEGURADOS AOS SERVIDORES RESPONSÁVEIS PELA APREENSÃO, NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES, TODOS OS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS À SUA PROTEÇÃO;

ART. 6º. APÓS A APREENSÃO DOS ANIMAIS, ESTES DEVERÃO SER IMEDIATAMENTE ENCAMINHADOS AO ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS PARA REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS;

ART. 7º. O ABRIGO CONTARÁ COM O APOIO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, CONTENDO OS SEGUINTES PROFISSIONAIS, DENTRE OUTROS:

I - MÉDICO VETERINÁRIO;

IL - AUXILIAR VETERINÁRIO E ADMINISTRATIVO;

III – MÃO DE OBRA VOLUNTARIADA, NOS TERMOS DE LEI ESPECÍFICA.

ART. 8°. O ANIMAL APREENDIDO DEVERÁ PERMANECER NO ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS ATÉ QUE SEJA PROCURADO PELO SEU DONO OU QUE SEJA DOADO.

ART. 9°. O PROPRIETÁRIO DO ANIMAL APREENDIDO DEVERÁ APRESENTAR SEU NOME COMPLETO, DOCUMENTO DE IDENTIDADE, CPF - CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS, ENDEREÇO DE SUA RESIDÊNCIA, BEM COMO ASSINAR TERMO DE RESPONSABILIDADE SE COMPROMETENDO A MANTER O ANIMAL NOS LIMITES DE SUA RESIDÊNCIA PARA QUE ESTE NÃO VOLTE A SER APREENDIDO.

ART. 10°. OS ANIMAIS APREENDIDOS QUE NÃO FOREM PROCURADOS PELOS SEUS DONOS NO PRAZO DE 30 DIAS, PODERÃO SER DOADOS.

ART 11 O MUNICÍPIO PODERÁ REALIZAR FEIRAS DE DOAÇÃO DE ANIMAIS APREENDIDOS, COM DIVULGAÇÃO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMO FORMA DE INCENTIVAR E FACILITAR A ADOÇÃO DOS ANIMAIS PELA POPULAÇÃO.

ART. 12 OS ANIMAIS APREENDIDOS PODERÃO SER ADOTADOS POR PESSOAS INTERESSADAS, MAIORES DE DEZOITO ANOS, MEDIANTE APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE E INFORMAÇÃO SOBRE O ENDEREÇO COMPLETO.

ART. 13 DURANTE O PERÍODO DE PERMANÊNCIA NO ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS DEVERÁ SER FORNECIDO PELO MUNICÍPIO ALIMENTAÇÃO COM RAÇÃO PRÓPRIA, ÁGUA LIMPA E TRATADA A TODOS OS ANIMAIS APREENDIDOS.

ART. 14 SEM PREJUÍZO DAS ATIVIDADES DESCRITAS NO ART. 3° DESTA LEI, SERÁ INSTITUÍDO CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA RECEBER DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS DE ANIMAIS, SEGUIDO DO ENCAMINHAMENTO AO SETOR POLICIAL COMPETENTE.

ART. 15 O RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS DEVERÁ TER A HABILITAÇÃO DE MÉDICO (A) VETERINÁRIO (A) COM REGISTRO NO RESPECTIVO CONSELHO.

ART. 16 A ESTRUTURA DO ABRIGO MUNICIPAL DE CÃES E GATOS DEVERÁ OFERECER O ESPAÇO ADEQUADO PARA A MANUTENÇÃO DOS ANIMAIS APREENDIDOS EM CONDIÇÕES CONFORTÁVEIS, SEGURAS E QUE PROTEJAM OS ANIMAIS DO SOL E DAS CHUVAS.

ART. 17 O PODER PÚBLICO, PARA A CONSECUÇÃO DOS FINS PREVISTOS NA PRESENTE LEI, PODERÁ CELEBRAR CONVÊNIOS COM AS INSTITUIÇÕES OU EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS.

ART. 18 AS DESPESAS COM A EXECUÇÃO DA PRESENTE LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 19 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.


Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.