Informações da matéria
Autor: MISLENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Data: 02/10/2024
Visualizações:
Ementa

INDICA AO EXMO. SR. CARLOS FÁBIO DA SILVA, PREFEITO MUNICIPAL, QUE INTERCEDA JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE PARA QUE DISPONIBILIZE ATENDIMENTO TELEFÔNICO POR VIDEOCHAMADA DESTINADO ÀS PESSOAS SURDAS, COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, MUDEZ OU AFONIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

Justificativa


A DISPONIBILIZAÇÃO DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO POR VIDEOCHAMADA PARA PESSOAS SURDAS, COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, MUDEZ OU AFONIA É UMA MEDIDA ESSENCIAL PARA GARANTIR A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DESSES CIDADÃOS. A SEGUIR, APRESENTO ALGUMAS JUSTIFICATIVAS PARA ESSA INICIATIVA:

O ACESSO À INFORMAÇÃO E AO ATENDIMENTO É UM DIREITO FUNDAMENTAL. A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DA ONU, ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DE PROPORCIONAR MEIOS DE COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS, GARANTINDO QUE TODOS POSSAM EXERCER SEUS DIREITOS DE FORMA PLENA.

OUTROSSIM, O ATENDIMENTO POR VIDEOCHAMADA PROMOVE A INCLUSÃO SOCIAL AO PERMITIR QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU DE FALA SE COMUNIQUEM DE FORMA MAIS EFICAZ E NATURAL, UTILIZANDO A LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) OU OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL.

AINDA, A VIDEOCHAMADA PERMITE UMA INTERAÇÃO MAIS RICA E VISUAL, FACILITANDO A COMPREENSÃO DE INFORMAÇÕES COMPLEXAS E A CONSTRUÇÃO DE UM RELACIONAMENTO MAIS PRÓXIMO ENTRE O ATENDENTE E O USUÁRIO.

CABE DESTACAR QUE MUITAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA ENFRENTAM BARREIRAS SIGNIFICATIVAS EM INTERAÇÕES TRADICIONAIS. O USO DE VIDEOCHAMADA ELIMINA PARTE DESSAS BARREIRAS, PROPORCIONANDO UM CANAL DIRETO E ACESSÍVEL.

ASSIM, AO GARANTIR MEIOS DE COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS, O PODER PÚBLICO PROMOVE A AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PERMITINDO QUE ELAS BUSQUEM SERVIÇOS E INFORMAÇÕES DE FORMA INDEPENDENTE.

NESSE CONTEXTO, A INTERAÇÃO VISUAL PERMITE UMA ABORDAGEM MAIS HUMANIZADA, COM A POSSIBILIDADE DE EXPRESSÕES FACIAIS E GESTOS, QUE SÃO FUNDAMENTAIS NA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS E EM OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.

EM SUMA, O ATENDIMENTO TELEFÔNICO POR VIDEOCHAMADA É UMA AÇÃO NECESSÁRIA PARA PROMOVER A EQUIDADE E GARANTIR QUE TODOS OS CIDADÃOS POSSAM ACESSAR SERVIÇOS E INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DE FORMA JUSTA E EFICAZ.

NESSA ESTEIRA, APRESENTA-SE ESTA INDICAÇÃO, REQUERENDO SEJA ACOLHIDA.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
02/10/2024 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
02/10/2024 09:00:01     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
21/10/2024 09:00:02 0024ª (Vigésima Quarta) Sessão ORDINÁRIA da LEGISLATURA (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2024 à 22/12/2024) de 22 de Outubro de 2024 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MISLENE DE ANDRÉ

2º SECRETÁRIO(A)

PL

Autor

MISLENE DE ANDRÉ

2º SECRETÁRIO(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Corpo da matéria

A VEREADORA, 2ª SECRETÁRIA, SUBSCRITA COM ASSENTO NA BANCADA DO PARTIDO SOLIDARIEDADE, DESTA CASA DE LEIS, DEPOIS DE CUMPRIDAS AS FORMALIDADES REGIMENTAIS DE PRAXE, INDICA AO EXMO. SR. CARLOS FÁBIO DA SILVA, PREFEITO MUNICIPAL, QUE INTERCEDA JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE PARA QUE DISPONIBILIZE ATENDIMENTO TELEFÔNICO POR VIDEOCHAMADA DESTINADO ÀS PESSOAS SURDAS, COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, MUDEZ OU AFONIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?