Contra o câncer de mama, CMSPA mobiliza suas funcionárias

Campanha faz alusão ao Outubro Rosa. CMSPA concede moções de aplausos a Amigas da Mama

#Mulher POR VANESSA FIGUEIREDO 21 DE OUTUBRO DE 2019
A Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia está rosa para o Outubro Rosa, campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. Com a intenção de alertar as mulheres, as funcionárias da Casa Legislativa, nesse mês de Outubro, estão vestindo uma blusa rosa em alusão a campanha. Além disso, como forma de apoio ao Movimento, a Câmara promoveu também a iluminação da fachada do prédio na cor rosa.

Aproveitando o mês de conscientização, na Sessão Ordinária da Câmara realizada em 08/10, o Presidente Bruno Costa concedeu uma moção de aplausos a Instituição Amigas da Mama de São Pedro da Aldeia pelo brilhante trabalho realizado na região.

Para o Presidente Bruno Costa, a conscientização sobre a importância da prevenção da doença é essencial para diminuir o número de casos em nosso país, considerando que estudos recentes corroboram que o câncer de mama está acometendo mulheres cada vez mais jovens. "É nosso papel, como agente público, conscientizar a população, pois quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances de cura".

Câncer de mama no Brasil

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

A incidência da doença aumenta em mulheres a partir dos 40 anos. Abaixo dessa faixa etária, a ocorrência da doença é menor, bem como sua mortalidade, tendo ocorrido menos de 10 óbitos a cada 100 mil mulheres. Já a partir dos 60 anos o risco é 10 vezes maior.

Somente com o diagnóstico precoce esses dados podem diminuir. De acordo com o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos, como: prática regular de atividade física, não ingestão de bebidas alcoólicas e não fumar, ter o peso corporal adequado e alimentar-se de forma saudável, além de realizar periodicamente a mamografia.