Câmara Municipal aprova três Projetos de Lei nas áreas de transporte e direitos dos servidores públicos

#Administração POR LARISSA DE SOUZA MELLO INSABRALDE 24 DE FEVEREIRO DE 2022

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira (24), os membros da Casa Legislativa de São Pedro da Aldeia aprovaram três Projetos de Lei, sendo um deles de autoria do Prefeito Fábio do Pastel (PL).

O Projeto de Lei Nº 0066/2021, apresentado pelo Vereador Isaías do Escolar (PROS), tem o intuito de autorizar o transporte de animais domésticos de pequeno porte, acompanhados por seus responsáveis, no Sistema de Transporte Público Municipal. Esta iniciativa proporcionará um meio de condução aos tutores de animais que não tem condições de transportá-los por outros meios. Para que haja a condução dos animais domésticos, os tutores deverão seguir algumas regras, como a vacinação em dia e uso de caixas especiais para o transporte do animal.

O vereador Chimbiu (SDD) também teve uma propositiva aprovada. Seu Projeto de Lei Nº 013/2021 dispõe sobre a redução da carga horária de trabalho, sem redução dos vencimentos, do Servidor Municipal responsável por pessoa com necessidades especiais. Desta forma, o servidor público poderá zelar pelos cuidados requeridos pela pessoa que está sob sua responsabilidade.

O último Projeto de Lei aprovado foi proposto pelo Poder Executivo Municipal. A matéria, votada em caráter de urgência, visa a instituir o piso salarial dos Servidores Públicos contratados por tempo determinado. O Prefeito Fábio do Pastel defendeu que esse é um instrumento necessário à valorização dos servidores municipais.

Alguns vereadores também subiram à tribuna para defender suas indicações. A Vereadores Mislene de André (SDD) apresentou o projeto que visa criar a Comissão Técnica Permanente de Direitos da Pessoa com Deficiência. Além disso, a vereadora indicou a importância da criação do Centro Municipal de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O Presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD), aproveitou para informar que a próximas sessões contarão com a presença de um intérprete de LIBRAS.

O Vereador Jean Pierre (PODEMOS) defendeu a criação de uma gratificação aos dirigentes de turno das escolas municipais e das creches da cidade, a fim de valorizar este profissional que é imprescindível para o bom funcionamento das escolas. O vereador aproveitou para parabenizar o Prefeito Fábio do Pastel pelo Projeto de Lei sobre piso salarial dos Servidores Públicos contratados e exaltou também o Projeto proposto pelo vereador Isaías do Escolar que sugere a isenção de taxas de inscrição a doadores de medula óssea em concursos públicos realizados pelo Município.

Por fim, o Vereador Franklin da Escolinha (CIDADANIA) reivindicou a realização da operação tapa buracos no Bairro Mossoró, que foi bastante atingido pelas chuvas do início do mês. O vereador pediu, ainda, por melhorias no Bairro São Mateus.

A próxima sessão da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia acontecerá na terça-feira (08/03) às 11h.