PROJETO DE LEI : 0064/2022

Informações da matéria
Autor: CRISTIANEY DE SOUZA
Data: 01/06/2022
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

Com a intenção de criar condições mais eficazes de aprendizado e conscientização sobre os Idosos aos munícipes do nosso município, encaminho o projeto de lei que institui a Semana de Idoso.
A Semana Municipal do Idoso deverá ser comemorada anualmente, na primeira semana do mês de outubro, no período coincidente com a data de 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso.
Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
No Dia Internacional do Idoso decorrem várias iniciativas para a população idosa, nomeadamente palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais, entre outros.
A presente proposição tem o intuito de que essas iniciativas no município, e diversas mais, sejam realizadas ao longo de uma semana, alcançando significativo número de idosos.
O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo.
Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.
Dados apontam que a população brasileira está envelhecendo e o poder público não pode estar alheio a isso. Não podemos permitir a invisibilidade social que muitas vezes acontece, e acredito que através da Semana do Idoso poderemos desenvolver diversas ações e políticas públicas de saúde, assistência social e previdência, voltadas para "melhor idade".
Queremos com esta iniciativa reconhecer a importância dos idosos na construção da sociedade e conscientizar todas as gerações quanto à necessidade de tratá-los sempre, com respeito e dignidade, além de criar neles mesmos essa consciência de sua importância, pois todos queremos chegar a esta idade com saúde, vigor e alegria.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
01/06/2022 09:00:00 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
02/06/2022 09:00:01 PAUTA  0031ª (TRIGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DE 2 DE JUNHO DE 2022 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
14/07/2022 09:00:02 PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO, EM SEPARADO DA COM. SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS.   0042ª (QUADRAGÉSIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DE 14 DE JULHO DE 2022 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
02/08/2022 09:00:03 1ª VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO, EM SEPARADO DA COM. SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS.   0001ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA (2º PERÍODO) DE 2 DE AGOSTO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais ORDEM DO DIA   
02/08/2022 09:00:04 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E FINANÇAS E ORÇAMENTO, EM SEPARADO DA COM. SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS  0001ª (PRIMEIRA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA (2º PERÍODO) DE 2 DE AGOSTO DE 2022 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

CHIMBIU

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ARTIGO1.º. FICA INSTITUÍDA A SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO NA 1º SEMANA DO MÊS DE OUTUBRO.

ARTIGO2.º O OBJETIVO DA REALIZAÇÃO DA SEMANA INSTITUÍDA POR ESTA LEI É INFORMAR AOS IDOSOS DOS SEUS DIREITOS BEM COMO CONSCIENTIZAR E PODER REALIZAR PROGRAMAS DE SAÚDE PREVENTIVA DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, SOBRE A VALORIZAÇÃO DO IDOSO, BEM COMO:

I – CONTRIBUIR PARA FORTALECER A IMAGEM DO IDOSO EM NOSSA SOCIEDADE E CONQUISTAR O RESPEITO DAS DEMAIS GERAÇÕES;

II – SENSIBILIZAR A SOCIEDADE PARA NOVAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DA PESSOA IDOSA;

III – PROMOVER EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS, E PROPORCIONAR CANAIS DE COMUNICAÇÃO, CONVÍVIO SOCIAL, TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ESSAS PESSOAS E AS DEMAIS GERAÇÕES PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO, ENFATIZANDO A PREVENÇÃO DE DOENÇAS E A BUSCA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA A TERCEIRA IDADE;

IV – REALIZAR DE CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO JUNTO AOS IDOSOS ESTIMULANDO O AUTOCUIDADO E DIFUNDINDO A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO;

V – CONSCIENTIZAR A PESSOA IDOSA DOS PROBLEMAS DE SAÚDE CARACTERÍSTICOS DA IDADE, INCENTIVANDO A REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS;

VI – SENSIBILIZAR A SOCIEDADE PARA A LONGEVIDADE DA PESSOA HUMANA;

VII – VALORIZAR E ESTIMULAR A PRÁTICA ESPORTIVA COMO FATOR DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E BEM ESTAR, RESGATANDO A AUTOESTIMA PARA O MELHOR CONVÍVIO SOCIAL DO IDOSO.

ARTIGO3º A SEMANA MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO IDOSO SERÁ DESTINADA À CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DAS PESSOAS COM MAIS DE 60 (SESSENTA) ANOS, OBSERVADOS OS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA POLÍTICA MUNICIPAL DE ATENÇÃO DO IDOSO.

ARTIGO4.º DURANTE A SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO DEVERÁ SER PRESTADO ATENDIMENTO GERIÁTRICO E GERONTOLÓGICO, NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS – ILPI’S E NOS LOCAIS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS PELO PODER PUBLICO MUNICIPAL.

ARTIGO5.º O PODER EXECUTIVO, POR MEIO DE SEUS ÓRGÃOS COMPETENTES, FIXARÁ A PROGRAMAÇÃO A SER DESENVOLVIDA DURANTE A SEMANA INSTITUÍDA POR ESTA LEI, COMO PALESTRAS, CURSOS, ATIVIDADES MÉDICAS E LABORATORIAIS, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DAS PESSOAS IDOSAS.

ARTIGO6º SEMPRE QUE CONVENIENTE, O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PODERÁ, NA REALIZAÇÃO DA SEMANA COMEMORATIVA, BUSCAR PARCERIAS PARA A ORGANIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO E EXECUÇÃO, COM CLUBES DE SERVIÇOS, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E ASSISTENCIAIS, IGREJAS, ASSOCIAÇÕES CIVIS E COMERCIAIS, ENTRE OUTRAS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, BEM COMO ENVOLVER AS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS.

ARTIGO7.º AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DA PRESENTE LEI CORRERÃO À CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ARTIGO8º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DESTA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0064_2022_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON