PROJETO DE LEI: 0098/2021

Informações da matéria
Autor: ISAIAS PINHEIRO LIMA
Data: 15/10/2021
Visualizações:
Array
Ementa

AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A DISPOR SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE REMOÇÃO DOS CABOS E FIAÇÃO AÉREA, EXCEDENTES E SEM USO, INSTALADOS POR CONCESSIONÁRIAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TELEFONIA, TELEVISÃO A CABO, INTERNET, OU QUALQUER OUTRO RELACIONADO À REDE AÉREA, QUE OPERAM NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA-RJ

Justificativa

PROJETO DE LEI, AUTORIZA OCHEFE DO PODER EXECUTIVO A DISPOR SOBRE A OBRIGATORIEDADE DEREMOÇÃO DOS CABOS E FIAÇÃO AÉREA, EXCEDENTES E SEM USO, INSTALADOS POR CONCESSIONÁRIAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TELEFONIA, TELEVISÃO A CABO, INTERNET, OU QUALQUER OUTRO RELACIONADO À REDE AÉREA, QUE OPERAM NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA-RJ.


O CABEAMENTO E A FIAÇÃO AÉREA JÁ CONTRIBUEM EM MUITO PARA A POLUIÇÃO VISUAL DAS RUAS DA CIDADE E ATUALMENTE EXISTE UMA GRE QUANTIDADE DE FIOS QUE ESTÃO LÁ SEM UTILIZAÇÃO, SOBRECARREGO DESSA FORMA OS POSTES.


ASSIM, O PRESENTE PROJETO DE LEI OBRIGA ESSAS CONCESSIONÁRIAS QUE FORNECEM ENERGIA ELÉTRICA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ, PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TELEFONIA, TELEVISÃO A CABO, INTERNET E QUALQUER OUTRO RELACIONADO À REDE ÁREA, A REMOVER OS CABOS E FIAÇÃO POR ELAS INSTALADOS, QUO EXCEDENTES E SEM USO.

CUMPRE RESSALTAR QUE O ACÚMULO DE FIOS EM UM POSTE PODE COLOCAR EM RISCO A VIDA DAS PESSOAS QUO ESPALHADOS NO CHÃO OU DEPENDURADOS. ISSO PORQUE NÃO SE SABE COM PRECISÃO QUAIS SÃO ENERGIZADOS E QUAIS NÃO SÃO, PODENDO CAUSAR ACIDENTES FATAIS.

NESSE SENTIDO, FRISA-SE O ARTIGO 4º, § 1º DA RESOLUÇÃO CONJUNTA N° 4, DE DEZEMBRO DE 2014, DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL) E AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL):

“ART. 4º – NO COMPARTILHAMENTO DE POSTES, AS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES DEVEM SEGUIR O PLANO DE OCUPAÇÃO E INFRAESTRUTURA DA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA E AS NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS, EM ESPECIAL:

§1º – O COMPARTILHAMENTO DE POSTES NÃO DEVE COMPROMETER A SEGURANÇA DE PESSOAS E INSTALAÇÕES, OS NÍVEIS DE QUALIDADE E A CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA.”

PORTANTO, COMO SE VERIFICA, O EXCESSO DE FIOS EM POSTES DEVE SER REMOVIDO, UMA VEZ QUE O SEU ACÚMULO PODE COMPROMETER A SEGURANÇA, VIOLO O ARTIGO SUPRAMENCIONADO.

SENDO ASSIM, CONTO COM O ENTENDIMENTO E PRONTA ACOLHIDA DOS NOBRES PARES NA APROVAÇÃO DO PRESENTE PROJETO DE LEI, PARA ISSO ENCAMINHO PARA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
04/11/2021 09:00:00 PAUTA  12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA DE 4 DE NOVEMBRO DE 2021 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ISAIAS DO ESCOLAR

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

.
ART. 1°. FICA AUTORIZADO O CHEFE DO PODER EXECUTIVO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, A DISPOR SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE REMOÇÃO DOS CABOS E FIAÇÃO AÉREA, EXCEDENTES E SEM USO, INSTALADOS POR CONCESSIONÁRIAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TELEFONIA, TELEVISÃO A CABO, INTERNET, OU QUALQUER OUTRO RELACIONADO À REDE AÉREA, OBRIGADAS A REMOVER OS CABOS E A FIAÇÃO POR ELAS INSTALADOS, QUO EM EXCESSO E SEM USO.

ART. 2º. CABERÁ AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NOTIFICAR E FISCALIZAR OS RESPONSÁVEIS PELA INSTALAÇÃO DA REDE AÉREA EXISTENTE PARA REALIZAR A REMOÇÃO DO EXCEDENTE E SEM USO.

PARÁGRAFO ÚNICO. UMA VEZ NOTIFICADAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, AS CONCESSIONÁRIAS MENCIONADAS NO ART. 1º TERÃO O PRAZO DE NOVENTA DIAS CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA APRESENTAR UM PLANO DE REMOÇÃO DA REDE AÉREA EXCEDENTE E SEM USO AO PODER EXECUTIVO.

ART. 3º. NO CASO DE NÃO APRESENTAÇÃO OU DESCUMPRIMENTO DO PLANO MENCIONADO NO ART. 2º, A CONCESSIONÁRIA SERÁ AUTUADA EM MULTA DIÁRIA DE R$10.000,00 (DEZ MIL REAIS).

PARÁGRAFO ÚNICO. O VALOR DA MULTA DE QUE TRATA ESTE ARTIGO SERÁ ATUALIZADO ANUALMENTE, PELA VARIAÇÃO DO ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO – IPCA – APURADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, ACUMULADO NO EXERCÍCIO ANTERIOR, SENDO QUE, NO CASO DE EXTINÇÃO DESTE ÍNDICE, SERÁ ADOTADO OUTRO QUE REFLITA A PERDA DE PODER DA MOEDA.

ART. 4º. AS CONCESSIONÁRIAS TERÃO O PRAZO DE DOIS ANOS, CONTADO DA DATA DA PUBLICAÇÃO DESSA LEI, PARA INICIAREM AS REMOÇÕES DOS CABOS E O PRAZO DE SEIS ANOS, PARA COMPLETAR A REMOÇÃO DE TODA A FIAÇÃO EXCEDENTE.

ART. 5º. CABERÁ AO PODER EXECUTIVO REGULAMENTAR A PRESENTE LEI E DETERMINAR OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO E NOTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELA INSTALAÇÃO DA REDE AÉREA EXISTENTE.

ART. 6º. AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, A SEREM INCLUÍDAS NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL.

ART. 7º. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON