PROJETO DE LEI: 0205/2025

Informações da matéria
Autor: VITINHO DE ZÉ MAIA
Data: 18/08/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE EM INSTITUIR O DIA DO IDOSO ATIVO NO CALENDÁRIO DO MUNICÍPIO, NO DIA 1º DE OUTUBRO DE CADA ANO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A criação do Dia do Idoso Ativo no calendário do município visa valorizar e reconhecer a importância dos idosos na sociedade, incentivando a prática de atividades físicas e culturais que promovam a saúde e o bem-estar dessa parcela da população. Além disso, a data busca combater o preconceito e a discriminação contra os idosos, promovendo a inclusão e a integração social. Assim, o projeto de lei busca garantir o respeito e a valorização dos idosos, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
13/08/2025 14:50:19 CADASTRADO 
AGENTE: JOSÉ VICTOR COUTINHO DA COSTA
CADASTRADO   
14/08/2025 13:05:13 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
25/08/2025 14:20:26 PAUTA  007ª (SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 26 DE AGOSTO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

VITINHO DE ZÉ MAIA

VICE-PRESIDENTE

MDB

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º - O "DIA DO IDOSO ATIVO" TEM COMO FINALIDADES:

PROMOVER AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL, CULTURAL E ESPORTIVA DA PESSOA IDOSA;

ESTIMULAR A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS, DE LAZER E DE CONVIVÊNCIA;

SENSIBILIZAR A SOCIEDADE SOBRE O PAPEL ATIVO DO IDOSO NA COMUNIDADE;

INCENTIVAR O PROTAGONISMO DA PESSOA IDOSA E O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL.

ART. 2º - PARA O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS NESTA LEI, O PODER EXECUTIVO PODERÁ PROMOVER, EM PARCERIA COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS, EVENTOS COMO:

CAMINHADAS, ATIVIDADES ESPORTIVAS E RECREATIVAS;

PALESTRAS SOBRE SAÚDE, DIREITOS E BEM-ESTAR DA PESSOA IDOSA;

OFICINAS CULTURAIS, ARTÍSTICAS E DE MEMÓRIA;

FEIRAS DE SERVIÇOS COM ATENDIMENTOS VOLTADOS À TERCEIRA IDADE.

ART. 3º - O PODER EXECUTIVO, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E COM APOIO DA SAÚDE, DA CULTURA OU DE OUTRA QUE JULGAR COMPETENTE, DEVERÁ GARANTIR A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE GRATUITO PARA OS IDOSOS RESIDENTES EM BAIRROS MAIS DISTANTES, ZONAS RURAIS E COMUNIDADES COM MENOR ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS, DE MODO A ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃO PLENA NAS ATIVIDADES DO "DIA DO IDOSO ATIVO".

ART. 4º - PODERÁ SER INSTITUÍDO, NOS MESES ANTECEDENTES À COMEMORAÇÃO, UM CALENDÁRIO DESCENTRALIZADO DE AÇÕES, LEVANDO AS ATIVIDADES DO "IDOSO ATIVO" AOS BAIRROS E DISTRITOS DA CIDADE, COM O OBJETIVO DE ATINGIR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PARTICIPANTES.

ART. 5º-A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PODERÁ FIRMAR PARCERIAS COM ASSOCIAÇÕES DE MORADORES, CONSELHOS DE IDOSOS, ENTIDADES RELIGIOSAS E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA FACILITAR O LEVANTAMENTO, O TRANSPORTE E A MOBILIZAÇÃO DOS IDOSOS EM SUAS COMUNIDADES.

ART. 6º - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, PODENDO O PODER EXECUTIVO FIRMAR CONVÊNIOS E PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA PARA VIABILIZAR AS AÇÕES PROPOSTAS.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON