PROJETO DE LEI: 0160/2025

Informações da matéria
Autor: VITINHO DE ZÉ MAIA
Data: 11/06/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A POLÍTICA DE ACESSO À INFORMAÇÃO, PUBLICIDADE E MONITORAMENTO DAS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS PROVENIENTES DE CORTES DE ÁRVORES NA CIDADE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A presente proposta de Projeto de Lei visa garantir transparência e controle social sobre as compensações ambientais decorrentes de cortes de árvores na cidade. A divulgação dessas informações é fundamental para garantir a efetiva mitigação dos impactos ambientais, bem como para promover a participação da sociedade na gestão ambiental urbana. Além disso, a publicidade e o monitoramento das compensações ambientais contribuem para a prestação de contas por parte dos órgãos responsáveis, fortalecendo a governança ambiental local.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
09/06/2025 15:34:57 CADASTRADO 
AGENTE: JOSÉ VICTOR COUTINHO DA COSTA
CADASTRADO   
11/06/2025 13:01:08 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
16/06/2025 12:48:25 PAUTA  034ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 17/07/2025) DE 17 DE JUNHO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
11/08/2025 17:26:04 PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E MEIO AMBIENTE  003ª (TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 12 DE AGOSTO DE 2025 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
13/08/2025 16:17:41 1ª VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E MEIO AMBIENTE  004ª (QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 14 DE AGOSTO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
18/08/2025 16:49:25 2ª E ÚLTIMA VOTAÇÃO DO PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E MEIO AMBIENTE  005ª (QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 22/12/2025) DE 19 DE AGOSTO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

VITINHO DE ZÉ MAIA

VICE-PRESIDENTE

MDB

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INSTITUÍDA A POLÍTICA DE ACESSO À INFORMAÇÃO, PUBLICIDADE E MONITORAMENTO DAS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS PROVENIENTES DE CORTES DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

PARÁGRAFO ÚNICO. O ACESSO À INFORMAÇÃO, A PUBLICIDADE, BEM COMO O MONITORAMENTO DAS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS A QUE SE REFERE ESTE ARTIGO, PASSAM A SER INFORMAÇÕES DE INTERESSE PÚBLICO A IMPACTAR DIRETAMENTE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A FORMAÇÃO DO CLIMA URBANO EQUILIBRADO.

ART. 2º AS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS ADVINDAS DE CORTES DE ÁRVORES SE DARÃO POR MEIO DAS SEGUINTES MODALIDADES, DE FORMA ISOLADA OU CUMULATIVA:

I - PRIORITARIAMENTE POR MEIO DE PLANTIO DE MUDAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS REGIONAIS, PREFERENCIALMENTE NA MESMA REGIÃO ONDE FOI REALIZADO O CORTE DAS ÁRVORES; E

II MEDIANTE COMPENSAÇÃO FINANCEIRA OU POR OUTRO MEIO, PERMITIDO PELA LEGISLAÇÃO EM VIGOR, DESDE QUE ACORDADO ATRAVÉS DE TERMO DE COMPROMISSO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - TCRA QUE CONSTE AS INFORMAÇÕES RELATIVAS AO PROCESSO QUE ORIGINOU A AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL, A EXIGÊNCIA DE REPOSIÇÃO, OS PRAZOS E A FORMA DE CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO.

ART. 3º O PLANTIO DE MUDAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS MENCIONADAS NO ART. 2º DESTA LEI, DEVERÁ, A CRITÉRIO DO ÓRGÃO COMPETENTE DO PODER EXECUTIVO, SER PRECEDIDO DA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELABORADO POR PROFISSIONAL HABILITADO, ACOMPANHADO DA RESPECTIVA ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA ART, CONTENDO A METODOLOGIA DE PLANTIO, MANUTENÇÃO, LOCALIZAÇÃO DA ÁREA E CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES, DEVENDO SER EXECUTADO NO PRAZO MÁXIMO DE ATÉ CENTO E OITENTA DIAS, A CONTAR DA DATA DE ASSINATURA DO TERMO.

ART. 4º O ACESSO À INFORMAÇÃO SOBRE AS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS A QUE SE REFERE ESTA LEI TEM POR FINALIDADE GARANTIR O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO E A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE E DE PESQUISADORES INTERESSADOS NA SUSTENTABILIDADE URBANA.

ART. 5º A PUBLICIDADE DAS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS SE DARÁ POR MEIO DE PLATAFORMA DIGITAL OU MEDIANTE A DISPONIBILIZAÇÃO REGULAR DE RELATÓRIOS ATUALIZADOS, DE MODO A ASSEGURAR AS SEGUINTES FUNCIONALIDADES:

I ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DETALHADAS DE TODAS AS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS REALIZADAS, COM A GEOLOCALIZAÇÃO E DADOS SOBRE AS ESPÉCIES PLANTADAS;

II RASTREAMENTO DE MUDAS PLANTADAS, IDENTIFICANDO AS ESPÉCIES ARBÓREAS E POSSIBILITANDO A VERIFICAÇÃO DA MANUTENÇÃO E DO CRESCIMENTO DAS MESMAS;

III HISTÓRICO DE INTERVENÇÕES ARBÓREAS, COMO RETIRADAS, PODAS E CORTES DE ÁRVORES, COM JUSTIFICATIVA TÉCNICA E OS RESPONSÁVEIS POR CADA AÇÃO, DEVIDAMENTE APRESENTADOS POR REGIÃO E BAIRRO; E

IV MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ PARA A DENÚNCIA DE DESCUMPRIMENTOS OU DE IRREGULARIDADES NOS PLANTIOS E MANUTENÇÕES AMBIENTAIS.

ART. 6º O ÓRGÃO COMPETENTE DO PODER EXECUTIVO PODERÁ PUBLICAR NA PLATAFORMA DIGITAL OU NOS RELATÓRIOS MENCIONADOS NO ART. 5° DESTA LEI, OS DEMONSTRATIVOS DETALHADOS DE TODAS AS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS PROVENIENTES DE CORTES DE ÁRVORES REALIZADAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS.

§ 1º OS DEMONSTRATIVOS A QUE SE REFERE O CAPUT DEVERÃO CONTER, NO MÍNIMO:

I DATA DE AUTORIZAÇÃO DE CORTES DE ÁRVORES;

II QUANTIDADE E ESPÉCIES DE ÁRVORES CORTADAS;

III LOCALIZAÇÃO GEORREFERENCIADA DOS CORTES DE ARVORES REALIZADOS;

IV TIPO DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL ADOTADA;

V STATUS DE CUMPRIMENTO DA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL;

VI NO CASO DE PLANTIO DE MUDAS, A LOCALIZAÇÃO, ESPÉCIES E DATA DO PLANTIO; E

VII NO CASO DE COMPENSAÇÃO FINANCEIRA, O VALOR PAGO E A DESTINAÇÃO DOS RECURSOS.

§ 2º A PUBLICAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS REFERIDOS NO CAPUT DEVERÁ OCORRER NO PRAZO MÁXIMO DE ATÉ CENTO E OITENTA DIAS, A CONTAR DA VIGÊNCIA DESTA LEI.

ART. 7º AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS.

ART. 8º O PODER PÚBLICO REGULAMENTARÁ ESTA LEI, NO QUE COUBER, NO PRAZO DE ATÉ CENTO E OITENTA DIAS APÓS A PUBLICAÇÃO.

ART 9º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON