PROJETO DE LEI: 0073/2025

Informações da matéria
Autor: MOISÉS BATISTA
Data: 14/04/2025
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DA FABRICAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DE ARMAS DE BRINQUEDO QUE SEJAM IDÊNTICAS OU SIMILARES ÀS ARMAS DE FOGO REAIS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A COMERCIALIZAÇÃO E O USO DE ARMAS DE BRINQUEDO QUE SE ASSEMELHAM A ARMAS DE FOGO REAIS REPRESENTAM RISCOS SIGNIFICATIVOS À SEGURANÇA PÚBLICA, À INTEGRIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, E CONTRIBUEM NEGATIVAMENTE PARA A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA.

DIVERSOS INCIDENTES ENVOLVENDO O USO DE ARMAS FALSAS JÁ FORAM REGISTRADOS EM TODO O PAÍS, SENDO USADOS EM CRIMES OU RESULTANDO EM ABORDAGENS POLICIAIS TRÁGICAS. ALÉM DISSO, AO PERMITIR QUE TAIS BRINQUEDOS FAÇAM PARTE DO COTIDIANO INFANTIL, REFORÇA-SE UMA CULTURA QUE NATURALIZA O PORTE DE ARMAS E O USO DA FORÇA COMO FORMA DE RESOLVER CONFLITOS.

ESTE PROJETO BUSCA, PORTANTO, PROMOVER UMA INFÂNCIA MAIS SEGURA, SAUDÁVEL E LIVRE DE INFLUÊNCIAS QUE ESTIMULEM COMPORTAMENTOS VIOLENTOS. É TAMBÉM UMA INICIATIVA PREVENTIVA QUE VISA RESGUARDAR VIDAS E EDUCAR PARA A PAZ.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
13/04/2025 21:37:41     CADASTRADO  CADASTRADO 
14/04/2025 14:38:07     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MOISÉS BATISTA

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º FICA PROIBIDA, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, A FABRICAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DE ARMAS DE BRINQUEDO QUE APRESENTEM APARÊNCIA IDÊNTICA OU SIMILAR A ARMAS DE FOGO REAIS.

ART. 2º CONSIDERAM-SE ARMAS DE BRINQUEDO SIMILARES ÀS REAIS AQUELAS QUE, EM SUAS FORMAS, CORES, DIMENSÕES E/OU MECANISMOS DE FUNCIONAMENTO, POSSAM SER CONFUNDIDAS COM ARMAS DE FOGO VERDADEIRAS, MESMO QUE NÃO SEJAM FUNCIONAIS.

ART. 3º EXCETUAM-SE DA PROIBIÇÃO OS BRINQUEDOS CLARAMENTE LÚDICOS E EDUCATIVOS, COM CORES VIVAS, TRANSPARÊNCIA, FORMAS ESTILIZADAS OU QUE CONTENHAM DISPOSITIVOS QUE IMPOSSIBILITEM A CONFUSÃO COM ARMAS REAIS.

ART. 4º O DESCUMPRIMENTO DESTA LEI SUJEITARÁ O INFRATOR ÀS SEGUINTES PENALIDADES:

I ADVERTÊNCIA POR ESCRITO, NA PRIMEIRA AUTUAÇÃO;

II MULTA NO VALOR DE ATÉ R$ 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) POR REINCIDÊNCIA;

III APREENSÃO DO MATERIAL PROIBIDO, QUANDO APLICÁVEL.

ART. 5º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO QUE COUBER, INCLUSIVE QUANTO AOS CRITÉRIOS DE FISCALIZAÇÃO E AUTUAÇÃO, NO PRAZO DE ATÉ 60 (SESSENTA) DIAS APÓS SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 6º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?