PROJETO DE LEI: 0072/2025

Informações da matéria
Autor: MOISÉS BATISTA
Data: 14/04/2025
Visualizações:
Ementa

CONCEDE DESCONTO NO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) PARA DOADORES DE SANGUE FREQUENTES, NO PERCENTUAL DE 10%, COMO INCENTIVO À PRÁTICA DA SOLIDARIEDADE E AO FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA.

Justificativa

A DOAÇÃO DE SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE QUE SALVA VIDAS E É ESSENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA. O OBJETIVO DESTE PROJETO É INCENTIVAR A PRÁTICA REGULAR DE DOAÇÃO DE SANGUE, OFERECENDO UM BENEFÍCIO FISCAL AOS CIDADÃOS QUE SE DEDICAM A ESSA CAUSA.

O DESCONTO PROPOSTO VISA PREMIAR OS DOADORES FREQUENTES, ALÉM DE ESTIMULAR AINDA MAIS A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO EM AÇÕES QUE AJUDAM A SALVAR VIDAS. A MEDIDA NÃO REPRESENTA UM ALTO IMPACTO FINANCEIRO PARA O MUNICÍPIO, POIS SE DESTINA A UM NÚMERO RESTRITO DE CONTRIBUINTES QUE CUMPREM COM O REQUISITO DE DOAÇÃO REGULAR.

COM A IMPLEMENTAÇÃO DESTA PROPOSTA, ESPERAMOS FORTALECER O SISTEMA DE SAÚDE LOCAL, AO MESMO TEMPO EM QUE RECONHECEMOS A IMPORTÂNCIA DOS CIDADÃOS QUE CONTRIBUEM PARA O BEM-ESTAR COLETIVO.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
12/04/2025 18:22:36     CADASTRADO  CADASTRADO 
14/04/2025 14:36:19     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MOISÉS BATISTA

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A CONCEDER UM DESCONTO DE 10% (DEZ POR CENTO) NO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) PARA OS CONTRIBUINTES QUE COMPROVAREM A DOAÇÃO REGULAR DE SANGUE.

ART. 2º PARA FINS DE CONCESSÃO DO DESCONTO DE QUE TRATA O ARTIGO 1º, O CONTRIBUINTE DEVERÁ APRESENTAR COMPROVANTE DE DOAÇÃO DE SANGUE REALIZADA NO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES ANTERIORES À DATA DE PAGAMENTO DO IPTU.

ART. 3º O DESCONTO SERÁ CONCEDIDO DE FORMA CUMULATIVA, OU SEJA, SERÁ APLICADO SOBRE O VALOR TOTAL DO IPTU A SER PAGO PELO CONTRIBUINTE.

ART. 4º A CONCESSÃO DO DESCONTO SERÁ LIMITADA AO VALOR DO IPTU ANUAL, NÃO PODENDO ULTRAPASSAR O TOTAL DO IMPOSTO DEVIDO.

ART. 5º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A FORMA E OS CRITÉRIOS PARA A SOLICITAÇÃO DO DESCONTO, BEM COMO A COMPROVAÇÃO DA DOAÇÃO REGULAR DE SANGUE, POR MEIO DE NORMATIVAS ESPECÍFICAS.

ART. 6º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?