Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

PROJETO DE LEI: 0049/2025

Informações da matéria
Autor: MOISÉS DE OLIVEIRA BATISTA
Data: 26/03/2025
Visualizações: 7
Ementa

DISPÕE SOBRE AS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS NA PRÁTICA DE ATOS DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES EM EVENTOS ESPORTIVOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM POR OBJETIVO ESTABELECER PENALIDADES ADMINISTRATIVAS PARA A PRÁTICA DE ATOS DISCRIMINATÓRIOS CONTRA AS MULHERES EM EVENTOS ESPORTIVOS DE QUALQUER NATUREZA, PROMOVENDO A IGUALDADE DE GÊNERO E ASSEGURANDO UM AMBIENTE SEGURO E RESPEITOSO PARA TODAS AS PARTICIPANTES, PROFISSIONAIS E ESPECTADORAS. EMBORA A PRESENÇA FEMININA NO ESPORTE TENHA AVANÇADO SIGNIFICATIVAMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS, AINDA SÃO RECORRENTES OS EPISÓDIOS DE DISCRIMINAÇÃO, VIOLÊNCIA VERBAL, ASSÉDIO MORAL E SEXUAL, E OUTRAS FORMAS DE PRECONCEITO QUE AFASTAM MULHERES DE ESPAÇOS ESPORTIVOS - SEJA COMO ATLETAS, TORCEDORAS, ÁRBITRAS, JORNALISTAS OU PROFISSIONAIS DE APOIO. O ESPORTE, ENQUANTO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL, DEVE SER UM ESPAÇO LIVRE DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES. O RESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO SÃO COMPROMISSOS QUE DEVEM NORTEAR POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÕES QUE BUSQUEM TRANSFORMAR A REALIDADE ATUAL, TORNANDO OS AMBIENTES ESPORTIVOS MAIS ACOLHEDORES E JUSTOS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
25/03/2025 09:24:44     CADASTRADO  CADASTRADO 
26/03/2025 14:03:49     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MOISÉS BATISTA

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º - FICA PROIBIDA A PRÁTICA DE ATOS DISCRIMINATÓRIOS OU OFENSIVOS CONTRA AS MULHERES NOS EVENTOS ESPORTIVOS DE QUALQUER NATUREZA QUE OCORREREM NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

§ 1º - PARA OS FINS DESSA LEI, CONSIDERAM-SE ATOS DISCRIMINATÓRIOS OU OFENSIVOS QUALQUER TIPO DE AÇÃO VIOLENTA OU MANIFESTAÇÃO CONSTRANGEDORA, INTIMIDATÓRIA OU DEPRECIATIVA QUE BUSQUEM INFERIORIZAR A CONDIÇÃO FEMININA OU CAUSEM DESCONFORTO INDEVIDO ÀS MULHERES EM VIRTUDE DO SEU GÊNERO, OU QUALQUER FORMA DE ASSÉDIO SEXUAL OU MORAL CONTRA AS MULHERES.

§ 2º - SEM PREJUÍZO DAS SANÇÕES CIVIS E PENAIS DEFINIDAS NA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, A PRÁTICA DE ATOS DISCRIMINATÓRIOS OU OFENSIVOS CONTRA AS MULHERES QUE TRATA O CAPUT SUJEITARÁ OS INFRATORES À MULTA ADMINISTRATIVA EM VALOR A SER DEFINIDO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NA REGULAMENTAÇÃO DESSA LEI.

ART. 2º - OS ORGANIZADORES DOS EVENTOS ESPORTIVOS FICAM OBRIGADOS A FIXAR PLACAS DE ALERTA SOBRE O TEOR DESTA LEI EM LOCAL DE FÁCIL VISIBILIDADE, JUNTAMENTE COM O NÚMERO DE CONTATO EM CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

ART. 3º - O PODER EXECUTIVO DEVERÁ REGULAMENTAR ESSA LEI.

ART. 4º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.