Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Informações da matéria
Autor: MISLENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Data: 14/03/2023
Visualizações:
Ementa

INSTITUI NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA O MÊS ABRIL MARROM, PARA PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA.

Justificativa

A CEGUEIRA É O NOME DADO PARA A FALTA DE VISÃO QUE PODE SER TOTAL OU PARCIAL. PODE SER CLASSIFICADA DE ACORDO COM O LOCAL QUE SOFREU O DANO QUE IMPEDE A VISÃO. PODE SER, AINDA, NAS ESTRUTURAS TRANSPARENTES DO OLHO, NA RETINA, NO NERVO ÓPTICO OU NO CÉREBRO. HÁ MÚLTIPLAS CAUSAS PARA A CEGUEIRA. ENTRE ELAS, GLAUCOMA, CATARATA, DOENÇAS DA CÓRNEA, DOENÇAS ASSOCIADAS À IDADE, DOENÇAS VASCULARES, INFLAMATÓRIAS, INFECCIOSAS, TUMORAIS E AS DOENÇAS (OU DISTROFIAS) DEGENERATIVAS HEREDITÁRIAS DA RETINA. HÁ TAMBÉM OS CASOS CAUSADOS POR TRAUMATISMOS COMO PANCADAS, EXPLOSÕES ENTRE OUTROS E POR MEDICAMENTOS QUE AFETAM A VISÃO.
DADOS DO IBGE REVELAM QUE 6,2% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. A PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE (PNS) CONSIDEROU QUATRO TIPOS DE DEFICIÊNCIAS: AUDITIVA, VISUAL, FÍSICA E INTELECTUAL. ENTRETANTO, DOS TIPOS DE DEFICIÊNCIA PESQUISADOS, A VISUAL É A MAIS REPRESENTATIVA E ATINGE 3,6% DOS BRASILEIROS, SENDO MAIS COMUM ENTRE AS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS (11,5%). O GRAU INTENSO OU MUITO INTENSO DA LIMITAÇÃO IMPOSSIBILITA 16% DOS DEFICIENTES VISUAIS DE REALIZAREM ATIVIDADES HABITUAIS COMO IR À ESCOLA, TRABALHAR E BRINCAR.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) ALERTA QUE, EM TODO O MUNDO, 80% DOS CASOS DE CEGUEIRA OU DEFICIÊNCIA VISUAL PODERIAM SER EVITADOS SE AÇÕES PREVENTIVAS E/OU DE TRATAMENTO FOSSEM INCREMENTADAS. COMO A INFORMAÇÃO É A BASE DA PREVENÇÃO, É PRECISO QUE AS PESSOAS TENHAM CONHECIMENTO DAS CAUSAS QUE LEVAM À CEGUEIRA E DE COMO PREVENIR AQUELAS QUE TÊM PREVENÇÃO. POR ISSO, A IMPORTÂNCIA DE DEDICARMOS UM MÊS INTEIRO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AÇÕES DE RISCO QUE PODEM CAUSAR CEGUEIRA. DESTA FORMA, INSTITUIR O "ABRIL MARROM" VISA PROVOCAR, EM NOSSO MUNICÍPIO, A SOMA DE ESFORÇOS DE ENTIDADES MÉDICAS, CENTROS HOSPITALARES E GOVERNOS, COM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO ALDEENSE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE SE PREVENIR, A FIM DE MINIMIZAR OS GRAVES EFEITOS PROVOCADOS PELA PERDA DA VISÃO.
DIANTE DESSE ASPECTO, ENCAMINHA-SE A ESTA CASA LEGISLATIVA O PRESENTE PROJETO PARA ANALISE E APRECIAÇÃO, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA, CONTO COM O APOIO DE TODOS OS NOBRES COLEGAS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
15/03/2023 09:00:00     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
16/03/2023 09:00:01 0012ª (Décima Segunda) Sessão ORDINÁRIA de 16 de Março de 2023 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
28/03/2023 09:00:02 0015ª (Décima Quinta) Sessão ORDINÁRIA de 28 de Março de 2023 mais EXPEDIENTE  PARECER CONJUNTO FAVORÁVEL DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E REDAÇÃO E EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA.  EXPEDIENTE 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MISLENE DE ANDRÉ

2º SECRETÁRIO(A)

PL

Autor

MISLENE DE ANDRÉ

2º SECRETÁRIO(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INSTITUÍDO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, O MÊS DE ABRIL COMO O MÊS "ABRIL MARROM", VISANDO PREVENIR E COMBATER AS DIVERSAS ESPÉCIES DE CEGUEIRA.
PARÁGRAFO ÚNICO. O MÊS ABRIL MARROM SERÁ CELEBRADO ANUALMENTE, DURANTE TODO O MÊS DE ABRIL, COM A FINALIDADE DE:
I – CONSCIENTIZAR E EDUCAR A POPULAÇÃO ALDEENSE PARA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS QUE LEVAM ÀS DIVERSAS ESPÉCIES DE CEGUEIRA;
II – ESTIMULAR AS VISITAS PERIÓDICAS AO OFTALMOLOGISTA E A REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS;
III – DIVULGAR DADOS E INFORMAÇÕES ACERCA DO PROBLEMA, A FIM DE REDUZIR SUA INCIDÊNCIA;
ART. 2º AS AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA, PODERÃO SER REALIZADAS PELO PODER PÚBLICO EM PARCERIA COM ENTIDADES MÉDICAS E CENTROS HOSPITALARES.
ART. 3º ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.