PROJETO DE LEI: 0014/2021

Informações da matéria
Autor: FRANCISCO DE ASSIS SOUZA LESSA
Data: 26/02/2021
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE INAUGURAÇÃO E A ENTREGA DE OBRAS PÚBLICAS INACABADAS OU QUE, EMBORA CONCLUÍDAS, NÃO ATENDAM AO FIM A QUE SE DESTINAM.

Justificativa

O Projeto de Lei ora apresentado está alicerçado em dois princípios constitucionais primordiais para Administração Pública: moralidade e impessoalidade. A proposição tem por finalidade evitar a exploração de estratégias eleitoreiras por parte de agentes políticos que visam a sua promoção pessoal em detrimento da eficiente aplicação dos recursos públicos. Nesse sentido, esta Proposição coíbe o mau uso da verba pública, permitindo a inauguração somente de obras completas, que realmente possam ser imediatamente usufruídas pela sociedade. O Projeto, portanto, inova a legislação municipal para garantir que as obras públicas sejam concluídas com qualidade, sem pressa para serem inauguradas em razão de calendário eleitoral ou de algum outro interesse além do público e assim atendam as necessidades reais da população.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
26/02/2021 09:00:00 SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

FRANCISCO DE ASSIS SOUZA LESSA

VEREADOR(A)

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º - FICAM PROIBIDAS, NO MUNICÍPIO, A INAUGURAÇÃO E A ENTREGA DE OBRAS PÚBLICAS INACABADAS OU QUE, EMBORA CONCLUÍDAS, NÃO ATENDAM AO FIM A QUE SE DESTINAM.
PARÁGRAFO ÚNICO. PARA OS FINS DESTA LEI, CONSIDERAM-SE:
I - OBRAS PÚBLICAS: HOSPITAIS, UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO, ESCOLAS, CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ESTABELECIMENTOS SIMILARES, PRAÇAS, PARQUES, BIBLIOTECAS, E QUALQUER OBRA NOVA, DE REFORMA, DE AMPLIAÇÃO OU DE APARELHAMENTO, DESDE QUE EXECUTADA OU ADQUIRIDA, TOTAL OU PARCIALMENTE, COM DINHEIRO PÚBLICO;
II - OBRAS PÚBLICAS INACABADAS: AQUELAS QUE NÃO ESTEJAM APTAS AO IMEDIATO FUNCIONAMENTO POR NÃO PREENCHEREM TODAS AS EXIGÊNCIAS LEGAIS DO MUNICÍPIO, DO ESTADO E/OU DA UNIÃO, TAIS COMO FALTA DE AUTORIZAÇÕES, LICENÇAS OU ALVARÁS
III - OBRAS PÚBLICAS QUE NÃO ATENDAM AO FIM A QUE SE DESTINAM: OBRAS QUE, EMBORA COMPLETAS, EXISTA ALGUM FATOR QUE IMPEÇA A SUA ENTREGA OU O SEU USO PELA POPULAÇÃO, TAIS COMO FALTA DE SERVIDORES HABILITADOS PARA ATUAREM NA RESPECTIVA ÁREA, DE MATERIAIS DE EXPEDIENTE E EQUIPAMENTOS AFINS.
ART. 2º - AOS AGENTES POLÍTICOS E SERVIDORES PÚBLICOS FICA PROIBIDO REALIZAR QUALQUER ATO PARA DIVULGAÇÃO, INAUGURAÇÃO E ENTREGA DE OBRAS PÚBLICAS CUSTEADAS, AINDA QUE EM PARTE, COM RECURSOS PÚBLICOS, QUE ESTEJAM INACABADAS OU QUE, EMBORA CONCLUÍDAS, NÃO ATENDAM AO FIM A QUE SE DESTINAM.
ART. 3º AS DESPESAS COM A EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.
ART. 4º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON