Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

PROJETO DE LEI : 0027/2025

Informações da matéria
Autor: PEDRO ABREU
Data: 10/03/2025
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ESGOTO EM TEMPO SECO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

ESTUDOS APONTAM QUE NO BRASIL QUASE METADE DAS MORADIAS NÃO ESTÃO CONECTADA A SISTEMAS DE CAPTAÇÃO DE ESGOTO, JÁ A DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA, CHEGA A 85% DOS
LARES BRASILEIROS. O FATO É QUE O BRASIL TEM UMA PERFORMACE NO SANEAMENTO BÁSICO MUITO AQUÉM DA SUA CAPACIDADE FINANCEIRA.

SEGUNDO A NBR 9648 A DEFINIÇÃO DE ESGOTO SANITÁRIO É O "DESPEJO LÍQUIDO CONSTITUÍDO DE ESGOTO DOMÉSTICO E INDUSTRIAL, A ÁGUA DE INFILTRAÇÃO E A CONTRIBUIÇÃO PLUVIAL PARASITÁRIA", ONDE A CONTRIBUIÇÃO PLUVIAL PARASITÁRIA PODE SER ENTENDIDA COMO A PARCELA DO DEFLÚVIO SUPERFICIAL INEVITAVELMENTE ABSORVIDA PELA REDE DE ESGOTO SANITÁRIO.

NESSE CONCEITO INFELIZMENTE FOI EQUIVOCADAMENTE INSTALADO O SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ESGOTO EM TEMPO SECO, CRIADO COMO UMA INCIATIVA TRANSITÓRIA PARA ATENDIMENTO DO
QUADRO MOMENTÂNEO, MAS QUE VEM SE PERDURANDO ATÉ OS DIAS ATUAIS. O SISTEMA ARCAICO SE RESUME NUMA BARREIRA FÍSICA, QUE "FUNCIONA" DE ACORDO COM O BAIXO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO, MAS QUE BASTA UMA PEQUENA CHUVA QUE IMEDIATAMENTE TODO ESGOTO – SEM NENHUM TRATAMENTO – É LANÇADO NA LAGUNA DE ARARUAMA. O SANEAMENTO BÁSICO É O GRANDE DIVISOR ENTRE O ATRASO E O MUNDO CIVILIZADO

A MATÉRIA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO MUNICÍPIO, NESSE SENTIDO, ROGO PELA APROVAÇÃO DA CASA DE LEIS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
20/02/2025 18:16:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
10/03/2025 11:44:42     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PEDRO ABREU

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Exmo. Carlos Fábio da Silva (chefe do Poder Executivo)

Chefe do Poder Executivo

São Pedro da Aldeia

Corpo da matéria

ART. 1º - NOS TERMOS DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E A POLÍTICA NACIONAL DO SANEAMENTO BÁSICO INSTITUÍDA PELA LEI 11445/2007, REGULAMENTADA PELO DECRETO 7.217/2010, FICA PROIBIDO O SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ESGOTO EM TEMPO SECO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA.

ART. 2º - A CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO DE ÁGUA E ESGOTO DETENTORA DA CONCESSÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DEVERÁ IMPLEMENTAR IMEDIATAMENTE SISTEMA CAPTAÇÃO SEPARADOR ABSOLUTA DE ESGOTO EM TODO MUNICÍPIO.

ART. 3º - A CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO PROVIDENCIARÁ A LIGAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTO DOMÉSTICO E INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO.

ART. 4º - AS DESPESAS DECORRENTE DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA SERÃO EXCLUSIVAMENTE DA CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS.

ART.5º - COMPETE A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E OBRAS A FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA LEI, DEVENDO APLICAR AS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS NO CASO DE

DESCUMPRIMENTO.

ART. 6º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.