A Importância dos Conselhos gestores na expressão, participação e representação no Município

Por Aldeia Web News em 03/07/2014 O Ministério da Cultura (MinC), por ocasião da III Conferência Nacional de Cultura 2013, apresenta à sociedade uma reflexão sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC). O Plano Nacional de Cultura faz parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC), é o norteador da política cultural nacional. Ele estabelece objetivos, diretrizes, ações e metas para dez anos (2010 a 2020), e foi construído com base em discussões ocorridas nas conferências municipais, estaduais, nacionais de cultura. Por isso, o Plano Nacional de Cultura reflete anseios e demandas de todo o país, com respaldo do poder público e da sociedade civil. São Pedro da Aldeia, também faz parte dessa história realizando sua primeira conferência municipal, com um quórum expressivo levando para a conferência estadual e nacional dois representantes como Delegados de Cultura, Mário Márcio (poder público) e Rita Bittencourt (sociedade civil). A gestão do atual governo vem fortalecendo e dando estrutura para a democratização da cultura, criando o conselho de cultura que foi votado no dia 04 de fevereiro de 2014, pela Casa Legislativa, tendo como relator o vereador Adalberto Amaral que com muita delicadeza tratou do assunto de forma a emocionar a todos que ali se encontravam.